MV Bill encerrou na noite deste sábado (20) a primeira edição em Goiânia da Expofavela Innovation Goiânia 2023, promovida pela Central Única das Favelas em Goiás (CUFA Goiás). O tema da conferência com a presença do rapper carioca, porém, foi “Educação de Resistência”.

Expofavela 2023 em Goiânia é promovida pela CUFA Goiás (Foto: Johann Germano)

“Resistir é uma coisa muito importante. A educação é o que vai mover e vai mudar a realidade. Educação deveria ser um acesso de todos e não um artigo de luxo”, afirmou em entrevista ao portal Sagres Online.

Nascido e criado na Cidade de Deus, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro (RJ), MV Bill acredita, no entanto, que o desafio de tornar a educação acessível a todas as comunidades não está nas mãos da periferia, mas sim nas do poder público.

“O desafio não está na mão da periferia. Por mais que ela seja mais afetada [pela falta de acesso à educação], o desafio é do poder público, é de quem detém o poder na mão e fazer com que isso volte em políticas públicas para as pessoas”, avaliou.

Expofavela

Além disso, o astro do rap e do hip-hop diz que a Expofavela é fundamental para dar visibilidade a questões urgentes para a população das periferias.

Conforme o rapper, o evento propicia não apenas o debate acerca do acesso à educação, mas à promoção do empreendedorismo bem como das startups existentes nas comunidades.

“[A Expofavela] Dá visibilidade e investe em um ponto diferente da carência, que é na parte potente que a própria favela tem. Isso precisa ser mostrado para as outras pessoas”, concluiu.

Leia mais

Expofavela: trancista goiana pede igualdade e respeito na educação quilombola

Capital do Tocantins é refúgio em meio à natureza no coração do Brasil 

Professores de Goiás são finalistas em prêmio nacional de Educação