O Ministro Luís Roberto Barroso assumiu a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (28). Em seu discurso de posse, Barroso agradeceu aos professores que fizeram parte da sua formação e afirmou que a educação deve ser o pilar prioritário do Brasil. “Três prioridades na vida de um país hão de ser: educação, educação de qualidade e educação para todos”, apontou.

Luís Roberto Barroso foi indicado ao STF pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2013. O ministro é professor titular de Direito Constitucional na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), instituição onde graduou-se em Direito. 

Mas sua vida acadêmica inclui o mestrado na Universidade de Yale (EUA), o doutorado na Uerj e o pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA). Além disso, informou o STF, ele lecionou como professor visitante nas Universidades de Poitiers (França), de Breslávia (Polônia) e Brasília (UnB).

“Foi uma longa jornada até aqui. Meu agradecimento mais especial vai para todos os professores que iluminaram o meu caminho (o meu e o de todos nós) com princípios elevados, ideias e bons exemplos”, agradeceu no discurso.

Educação de qualidade

Além de agradecer aos professores que contribuíram para a sua formação, Barroso apontou que a educação de qualidade é o norte mais importante de um país. Segundo ele, diante de sua própria caminhada acadêmica e de vida, não se trata de uma opinião, mas de “uma constatação”.

“Sou convencido, por experiência própria, que a coisa mais importante que um país pode fazer pelos seus filhos é assegurar educação de qualidade e universal para todos, em todo o ensino básico, e com uma combinação de mérito e justiça distributiva – social e racial – no ensino superior”, afirmou o ministro.

Assim, Barroso assumiu a Presidência do STF com um discurso em defesa da conciliação nacional e da harmonia entre os poderes. “A democracia venceu e precisamos trabalhar pela pacificação do país”, anunciou. Integrante do Supremo desde junho de 2015, o ministro Edson Fachin tomou posse como vice-presidente.

Assista o discurso na íntegra:

Leia mais: