O novo documentário do Greenpeace chega às plataformas digitais de distribuição no dia 16 de outubro. O filme “Antes do Prato”, produção inédita da ONG no Brasil, retrata a importância da produção coletiva de alimentos orgânicos em várias partes do país. Então, a produção será distribuída pela O2 Play, da O2 Filmes, no iTunes (Apple), Vivo Play e Claro TV+ .

“Antes do Prato” tem direção de Carol Quintanilha e produção executiva de Juliana Borges. A ideia de destacar iniciativas que produzem alimentos sem o uso de nenhum tipo de agrotóxicos, modelos de produção solidária e efetivas contra a fome é para valorizar a agroecologia.

A Embrapa, por exemplo, define a agroecologia como “um campo do conhecimento de natureza multidisciplinar”. E continua a definição com o argumento que ela pode “contribuir na construção de estilos de agricultura de base ecológica”, pois tem como referência os “ideais da sustentabilidade”.

Comida saudável

A agroecologia é responsável pela alimentação de milhões de pessoas. No entanto, a produção agroecológica está concentrada em zonas rurais, campos e periferias, e os produtores muitas vezes não possuem visibilidade pelo trabalho.

O documentário também retrata a Rede Xique Xique, um coletivo de mulheres que usam a agroecologia para uma economia solidária. Elas são  da zona rural do município de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e fornecem alimentos nutritivos para 15 municípios da região.

Assim, o filme mostra as iniciativas do país que produzem comida saudável no campo, nas comunidades, periferias e assentamentos de terra. Mostra ainda, a importância dos alimentos regionais e o contraponto com o impacto que os alimentos ultraprocessados causam na saúde das pessoas.

Mariana Campos, porta-voz do Greenpeace Brasil, disse que o documentário retrata um horizonte mais justo e sustentável por meio da agroecologia. “É urgente fortalecer a agricultura familiar de base ecológica e acelerar a transição para um novo sistema alimentar – um que seja mais justo, democrático e que tenha como princípio as necessidades humanas, não o lucro”, afirmou.

Assista ao trailer

*Com informações do portal Notícia Sustentável

Leia mais: