(Foto: Arquivo / Sagres Online)

O secretário municipal de educação de Goiânia, Marcelo Costa, explicou à Sagres 730 nesta terça-feira (17) a nota técnica emitida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), na qual todas as unidades educacionais estaduais e municipais teve as aulas suspensas durante 15 dias para evitar a propagação do novo coronavírus. “Não é férias, mas sim suspensão de aulas”, disse. “Estamos estudando e tratando dessas questões, porque não sabemos se será apenas esses 15 dias, portanto a princípio, estamos tratando como suspensão das aulas e preparando possíveis alternativas se for o caso”.

Segundo o secretário, cada fase de intervenção há atitudes diferentes. “A criança na escola está mais protegida que em casa, mas quando passamos a ter um risco maior de contágio, há recomendação de que haja controle desse contato, nós teremos um ambiente mais controlado”, explicou. “Nós mandamos as crianças para casa, sem aparecer nenhum caso nas escolas, isso indica que o vírus não estava circulando. Por isso o afastamento das aulas foi preventiva, mas em casa é preciso controlar esse ambiente, não estamos de férias, estamos em combate a uma virose, é preciso que as crianças fiquem em casa, não frequentes locais de aglomerações ou então essa medida fica inócua”.

Uma das alternativas propostas pela Secretaria é o ensino a distância. De acordo com Marcelo Costa, o Conselho Nacional de Educação está editando uma nota técnica sobre essa modalidade, para ajudar a ocupar as crianças no período de suspensão. “Se for necessário nós colocaremos no ar o mais breve possível”, explicou. “A Secretaria está preparando, a nota do governo pegou de surpresa, mas já estamos trabalhando para adiantar o processo”.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/777612793&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença