No Colégio Estadual Professora Cleide Aparecida dos Santos, em Inhumas, a comunidade escolar teve a ideia de revitalizar uma área da escola e o espaço virou um pátio pedagógico.
“O projeto surgiu em 2019 junto com o projeto Estudante de Atitude. Diante das observações que os alunos fizeram na escola foi identificado que o ambiente que foi restaurado, na verdade foi construído, ele precisava ter um ser mais aconchegante para os alunos. Então, os alunos quiseram revitalizar esse espaço”, contou a gestora do colégio, Fernanda Gomes.
O Estudante de Atitude é um projeto da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) que promove ações transformadoras no contexto escolar e incentiva a participação social e cidadã dos alunos. Dentro da participação do colégio no projeto, então, a comunidade escolar do Colégio Professora Cleide Aparecida dos Santos desenvolveu o pátio pedagógico, chamado de “As árvores que contam histórias”.
“O projeto surgiu diante da necessidade de ter um espaço para que a gente pudesse fazer leituras, um espaço em que a gente tivesse um ambiente mais arejado porque a tarde é muito calor dentro da sala de aula. E é bem interessante que foram os alunos que identificaram essa necessidade”, destacou a professora de português, Emiliane Ferrari.
Um espaço inspirador
Fernanda Gomes contou que a participação dos alunos na revitalização do espaço foi excelente. “Eles abraçaram de corpo, alma e coração”, disse. A professora de português notou que eles abraçaram o espaço também como um lugar de lazer e de aconchego para uma boa leitura. “A gente permite que o aluno tenha contato com o solo, com a grama e percebemos que no dia a dia eles deitam na hora de fazer a leitura. Eles leem em cima da árvore, ficam à vontade”, disse.
Geovana, Maria Elisa, Marielly Marcela e Anna Júlia afirmaram que o pátio se tornou um lugar muito inspirador. Tanto Geovana dos Santos quanto Maria Elisa dos Santos ocupam o espaço com os amigos no recreio e gostam de conversar, ler livros e relaxar. “É um momento legal porque aqui é bem calmo, muito silêncio”. contou Maria Elisa.
O projeto alcançou o seu objetivo, pois é um espaço arejado e que incentiva ainda mais a leitura entre os estudantes. “Eu gosto de estudar muito, então aqui fora eu consigo estudar melhor e interagir melhor com a matéria. Mas a gente vem para fora fazer bastante coisa, então eu gosto bastante daqui”, afirmou Marielly Marcela.
Socialização
Além de um espaço de leitura, a estudante Anna Júlia de Souza aproveita o pátio revitalizado para tocar violão e cantar com as amigas no recreio.
“A gente estuda aqui, os professores trazem a gente aqui. Então, quando eu tenho que estudar para uma prova eu me sinto muito confortável de vir estudar as matérias aqui porque me ajuda a fixar mais. Esse verde, muito sol e muito vento também, acho que me ajuda a tranquilizar na hora de estudar”, pontuou.
Anna Júlia se inspira com a natureza e cria poemas, letras de músicas e também tem no pátio pedagógico “conversas profundas” com os amigos.
“Aqui é muito inspirador. É muito interessante a gente ajudar os alunos a lerem, socializar mais e a criar esse hábito de leitura e relação com a natureza. É muito importante a gente cuidar do nosso meio ambiente da escola e criar esse laço porque as árvores contam histórias”, disse Anna Júlia.
Programa Educação
A segunda temporada do Educação está recheada de temas sobre a escola do presente. Ensino ambiental, financeiro, digital, antirracista, sexual e muito mais. Então, se você quer descobrir se as escolas do país estão preparadas para essas novas habilidades e o que os profissionais da educação já estão fazendo para transmiti-as, é só acessar o canal do Sistema Sagres no YouTube!
O projeto “As árvores que contam histórias” do Colégio Estadual Professora Cleide Aparecida dos Santos, em Inhumas, é um dos casos de sucesso educacional que o programa já apresentou.
Assista o programa temático sobre “educação ambiental” na íntegra.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.
Leia mais:
- Educação que dá certo: professora ensina finanças aos alunos transformando aula em cidade inteligente
- Educação que dá certo: estudantes criam jornal online e aprendem sobre o consumo seguro e consciente de mídias
- Educação que dá certo: projeto de formação política transforma os estudantes em cidadãos conscientes