O projeto de formação política, Parlamento Jovem, transforma os estudantes em cidadãos ativos e conscientes. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE) em parceria com a Câmara Municipal de Goiânia a Secretaria Municipal de Educação, o projeto teve em sua quarta edição a participação da Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira, do bairro Santo Hilário, em Goiânia.
De acordo com a professora de história e coordenadora do projeto, Giselle Araújo, o Parlamento Jovem possui as seguintes etapas: palestra do TRE, elaboração de propostas e uma semana de atividades na Câmara Municipal.
“O pessoal do TRE vem e dá uma palestra para toda a escola. Eles trazem as urnas eletrônicas, contam todo o histórico das eleições no Brasil, como eram as eleições antigamente, como são as eleições na atualidade e falam sobre política, sobre a importância da sociedade escolher os seus representantes”, contou.
Após esse aprendizado histórico, então, a coordenadora do projeto e sua equipe realizam um levantamento entre os estudantes para saber quem quer participar do Parlamento Jovem como vereadores mirins. “É uma etapa em que esses candidatos elaboram as suas propostas e eles apresentam essas propostas nas salas de aulas”.
Vereadores mirins
Giselle Araújo sabe o quanto a educação política é importante para os estudantes. Assim, percebe como o projeto é um auxílio para que eles compreendam como as instituições funcionam e o que devolvem para a sociedade.
“Não tem como ter uma sociedade sem a política, ela faz parte da nossa vida, faz parte da sociedade e a gente precisa participar da política para poder cobrar, exigir os nossos direitos. Então, eles passam a ter esse interesse maior em cobrar as ações públicas dos governantes para melhoria da qualidade de vida deles”, disse.
“Uma das minhas propostas é um laboratório de ciências e uma sala de informática para os nossos alunos que não têm direito à internet em casa”, Alexander Barbosa – Vereador Mirim.
Essa consciência fica perceptível a partir do conhecimento da história e aumenta quando os próprios estudantes se dispõem a elaborar as propostas para mudar a realidade da escola.
“Oi, gente, tudo bem? Eu sou a Isadora, sou candidata do Parlamento Jovem e vim aqui para falar um pouco das minhas propostas para vocês. No caso, reformar a escola porque vocês estão vendo que os materiais se desgastam com o tempo. Além disso, eformar as cadeiras, ventiladores e pintar toda a escola por causa do desgaste que já tá tendo, principalmente nos banheiros”, Isadora Galdino.
Consciência política
A diretora Simone Santiago, quer que outros diretores levem o projeto Parlamento Jovem para suas escolas para que os estudantes tenham maior consciência política e sejam mais ativos na sociedade. “É um projeto excelente que trabalha esse espírito cidadão do aluno”, disse.
“Eu fico muito feliz de participar porque é um projeto excelente. Ele trabalha muito a questão da autoestima dos nossos alunos, eles se tornam, assim, bem participativos e eram alunos que nem apareciam nas aulas e a gente fica feliz por conta disso. Às vezes eram alunos que eram líderes negativos, isso já aconteceu, e depois eles se tornaram líderes positivos na sala”, acrescentou.
A Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira elegeu quatro vereadores mirins, dois meninos e duas meninas, que participaram da última etapa do projeto, que é uma semana de atividades na Câmara Municipal.
Cidadãos ativos
Isadora Galdino gostou de entender como é possível fazer as mudanças por meio da política e transformar para melhor o ambiente escolar. Nesse sentido, a diretora percebeu que a consciência política leva os estudantes a refletirem sobre como eles podem melhorar a escola e o que eles podem oferecer. O estudante Álvaro Martins gostou do projeto e saiu dele com maior consciência do seu espaço na sociedade.
“A gente está se preparando para um mundo onde a realidade é muito pesada e aprender mais sobre política é muito bom. Afinal, a gente pode ter consciência sobre em quem a gente pode votar e gerar um futuro melhor, um futuro onde a gente possa progredir mais e mais”, refletiu.
Programa Educação
A segunda temporada do Educação está recheada de temas sobre a escola do presente. Ensino ambiental, financeiro, digital, antirracista, sexual e muito mais. Quer descobrir se as escolas do país estão preparadas para essas novas habilidades e o que os profissionais da educação já estão fazendo para transmiti-las? É só acessar o canal do Sistema Sagres no YouTube!
O projeto Parlamento Jovem é um dos casos de sucesso educacional que o programa já apresentou.
Assista o programa temático sobre “educação política” na íntegra.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.
Leia mais: