O decreto de ativação da Emater foi assinado pelo governador Alcides Rodrigues, o  secretário da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Leonardo Veloso, assume a presidência

 

 

Representantes de todas as entidades do setor agrícola, e políticos de todos os partidos conferiram à reativação da Emater-Go, via decreto assinado pelo governador Alcides Rodrigues. O secretário da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Leonardo Veloso, assume interinamente a presidência da nova entidade.

 

O governador lembrou que foram os técnicos da Emater que colocaram os pequenos produtores rurais no sistema econômico, fazendo com que eles deixassem de praticar uma agricultura de subsistência. A recriação da Emater atende, assim, a uma antiga reivindicação do setor rural, especialmente o ligado à agricultura familiar.

 

A partir de agora, a empresa começa a ser reestruturada para operar a partir do ano que vem. Segundo Leonardo Veloso, além do extencionismo rural, a nova Emater assume o desenvolvimento da pesquisa agropecuária e o controle das estações experimentais.

 

Leonardo propõe uma empresa “ágil e moderna, capaz de apresentar resultados em curto prazo”. Para ele, a nova Emater já tem condições de celebrar convênios, sobretudo com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, que vem alocando grandes volumes de recursos para o desenvolvimento de pesquisas agropecuárias.