Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes foi aplicado neste domingo em todo país. A avaliação foi obrigatória para quem está concluindo cursos de nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharia e arquitetura. Cerca de 9 mil cursos serão avaliados por meio do exame.

Segundo o Ministério da Educação (Mec), a prova teve 435 mil inscritos, 390 mil presentes e destes 179 foram eliminados. As eliminações se deram por descumprimento das regras do edital. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela prova. O órgão deve avaliar o desempenho dos estudantes nos mais de 9 mil cursos de graduação em todo o país.

Nesta edição, também foram avaliados cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança. Os portões abriram meio-dia e fecharam às 13 horas. Os alunos tiveram 4 horas para concluírem o teste, que é estruturado em 40 questões, sendo 10 de formação geral e 30 de componentes específicos da área de conhecimento do participante.

De acordo com o Mec, a maior participação foi da região Sudeste com 46% de participação, seguida da região Nordeste com 22%, Sul 16%, Centro-Oeste 8% e Norte com 7%. O curso de Engenharia Civil foi o curso com o maior número de estudantes inscritos, 57.571, que representa 13% do público total. Enfermagem teve 41.259 inscritos (9%). As mulheres foram maioria, correspondendo a 53% do total de participantes.