Um fenômeno atípico marcou a tarde da última sexta-feira (1º) para os goianos. Nas redes sociais, vídeos mostravam ventos fortes, com poeira, além de fotos de árvores que caíram na região. A tempestade com ventos de até 100 km/h, que atingiu Goiânia e Região Metropolitana, causou danos na rede elétrica e deixou moradores sem energia por mais de 40 horas em bairros como o Jardim Guanabara, Jardim Novo Mundo, Setor Jaó, Setor Progresso, Setor Goiânia 2, Setor Criméia e Vale dos Sonhos.

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Em entrevista à Sagres, o diretor de Operação e Manutenção da Enel Goiás, Ícaro Barros, afirmou que a ventania destruiu completamente as redes de alguns setores e que, por isso, mesmo com aumento do contingente de pessoas trabalhando e com cancelamento de qualquer operação que não fosse emergencial, o fornecimento de energia só foi restabelecido para 99,8% das casas na noite de domingo (3).

“Isso em função do tamanho dos estragos, de vários postes quebrados, tivemos alguns setores, que uma reconstrução total da rede foi necessária. Nós mais que duplicamos a quantidade de equipes trabalhando durante sábado e domingo. Mesmo sendo final de semana, nossa força de trabalho foi toda para campo para atender nossos clientes, mas em função da extensão dos estragos, a duração dessas interrupções superou o prazo que nós gostaríamos”.

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Ícaro explicou que a Enel tem todo um planejamento para lidar com as chuvas que atingem Goiânia durante o verão, mas que a tempestade de vento foi um fenômeno atípico. “Nós sabemos que são temporais localizados, muitas vezes acompanhados por ventos fortes e chuvas. O evento da última sexta-feira, uma tempestade de vento, com muita poeira, foge à normalidade dos verões que nós temos aqui de forma tradicional. Por isso, nós aumentamos o efetivo, trazendo equipes que executam outras atividades normalmente, mas que foram necessárias para este momento frente essa adversidade climática que enfrentamos”.

Segundo o diretor, a arborização da cidade e o fato da rede elétrica ser aérea contribuíram para os danos causados. O diretor ressaltou, também, que diante da força dos ventos, não haveria diferença caso a rede fosse nova. “Foram vários postes que quebraram por conta de árvores que estavam localizadas, várias vezes, distantes da rede, mas que pelo tamanho, caíram atravessando as ruas e pegando fiações que estavam do outro lado da rua”.

Ícaro disse ainda que as equipes continuam com os trabalhos nesta manhã, em casos pontuais, para restabelecer o fornecimento para os clientes que seguem sem energia.

Assista a entrevista no Sagres Sinal Aberto: