Um engenheiro industrial australiano montou um carro com peças reaproveitadas e movido a energia solar. “Temos apenas uma Terra. Você tem que cuidar dela”, explica Ziga Dorkicé, o inventor que utilizou uma van e outros equipamentos, como cortadores de grama e laptops.

A inspiração para essa iniciativa surgiu quando Ziga estava em seus estudos de eletrônica e um professor solicitou sua colaboração em uma equipe de carros de corrida do World Solar Challenge, no interior da Austrália. “Eu os ajudei muito. Então pensei: ‘por que não fazer um para mim?’”, relembra.

Há aproximadamente uma década, adquiriu uma van usada por US$ 100 e iniciou a transformação do veículo em um meio de transporte elétrico impulsionado pela energia solar. Removendo o motor original do Daihatsu Hijet, o qual conseguiu vender por US$ 150, substituiu-o por três motores elétricos retirados de cortadores de grama.

Além disso, reutilizou cerca de 8 mil baterias provenientes de ferramentas elétricas e laptops, conectando-as a um sistema que passa pelos painéis solares instalados nas laterais de sua casa, onde também realiza o carregamento da van.

Painel solar

Quando desconectadas da rede doméstica, as baterias da van são recarregadas através de um painel solar de 1 quilowatt instalado no teto, juntamente com pequenos painéis nas laterais. Até o momento, o sistema tem operado sem falhas, e Ziga afirma que, apesar de ainda não ter realizado uma grande viagem, nunca ficou sem carga para utilizar o veículo.

“Posso facilmente percorrer entre 200 e 300 quilômetros. Por exemplo, dirigi por Sydney, do Concord Hospital até Parramatta e depois Woodville Road, são cerca de 90 km. E usei apenas um quarto da carga das baterias. Mesmo que eu fique parado em algum lugar, não me preocupo. Só tenho que esperar algumas horas e o carro vai se recarregar e me levar para casa”, garante o engenheiro.

Tanto a van quanto seu inventor já alcançaram certa notoriedade no distrito de Haberfield, localizado na região oeste de Sydney, onde Ziga reside. Sua casa também conta com um sistema de energia solar, montado por ele mesmo, capaz de fornecer eletricidade não apenas para sua residência, mas também para os vizinhos.

O inventor

Dorkic migrou da Croácia para a Austrália em 1969, aos 21 anos, motivado por um anúncio que convocava engenheiros a migrarem para o país. Ao longo de sua trajetória, acumulou diversos empregos na área de engenharia e hoje se orgulha de possuir uma oficina em sua garagem equipada com 35 máquinas, afirmando que poderia até construir um avião com elas.

O sistema solar por ele construído também fez uso extensivo de materiais reaproveitados, como os painéis solares provenientes de uma empresa falida, e as baterias de empilhadeiras usadas para armazenar a energia gerada. Há uma década, Dorkic passou a dirigir com orgulho um veículo que não emite carbono.

Sua preocupação com o meio ambiente sempre foi uma constante em sua vida, defendendo veementemente o uso de veículos elétricos como uma forma de combater as mudanças climáticas, e acreditando que mais pessoas deveriam adotar veículos movidos a energia solar. “O clima está mudando loucamente. Todos nós deveríamos gerar nossa própria energia, dirigir um carro como este”, disse Dorkic.

Atualmente, ele reconhece que um projeto similar ao seu seria consideravelmente mais caro, o que desencoraja a maioria das pessoas a fabricarem seu próprio carro solar. No entanto, Ziga expressa sua satisfação ao observar que o custo dos veículos elétricos está diminuindo e que essa tecnologia está se tornando cada vez mais acessível.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 07 – Energia limpa e acessível

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