A Caixa Econômica Federal anunciou que agora é possível pedir mais dois meses de pausa no pagamento de prestações do crédito imobiliário contratado com o banco. A medida vale para financiamentos de imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos. Em entrevista à Sagres, nesta terça-feira (28), a advogada Vanessa Vieira, lembrou que a medida é uma prorrogação.

A advogada destacou as peculiaridades da prorrogação. “Na época a prorrogação era automática, mas agora ela precisa ser solicitada. Além disso, quem já solicitou a prorrogação por 120 dias agora solicita por mais 60 dias. E quem não aderiu ainda a medida, pode solicitar a pausa por 180 dias”.

As solicitações devem ser feitas pelos canais da própria Caixa Econômica Federal. Um exemplo é o aplicativo Habitação Caixa, disponível para Android e iOS. Bem como o telefone 3004-1105 e para pessoa jurídica o contato é 0800 726 8068. A resposta a solicitação chega em até 10 dias.

Dessa forma, podem pedir a prorrogação os clientes pessoa física com contratos em dias ou aqueles com atrasos em até 180 dias. No caso de pessoas jurídicas, a advogada explica que esses também podem pedir a solicitação. Contudo, esses devem estar com os contratos em dias ou com atraso de até 60 dias. “É importante lembrar que os clientes que utilizaram o valor do FGTS para reduzir uma parte da prestação também podem optar pela pausa do valor restante”, destacou Vanessa Vieira.

De acordo com a advogada, não se sabe ao certo quantas pessoas já pediram a prorrogação. Mas há dados de que houve a suspensão de um crédito de mais ou menos R$ 8 bilhões.