O doutor em Geografia Humana, Glauco Gonçalves, participou da última edição do Conexão Sagres, que debateu como é ser mãe na Geração Alpha. O objetivo foi refletir os desafios de educar crianças nascidas a partir de 2010 que, assim como os Millenials e a Geração Z, possuem características particulares. Um exemplo disso é o fato de estarmos o tempo todo conectado, segundo o especialista.

Assista ao Conexão Sagres #12

“É uma extensão do corpo. Agora essa Geração Alpha tem isso pressuposto na sua vida cotidiana, as nossas crianças elas não deram esse salto de convívio que tivemos. Os Millenials tinham um cabo para essa conexão e a Alpha já nem pensa nisso. Eles sabem instalar aplicativos aos cinco anos de idade”, refletiu Glauco Gonçalves.

A psicóloga Rosemeire Meza dos Santos também participou desta edição 12 do Conexão Sagres. De acordo com ela, se a criança começa a deixar de ter um desempenho positivo na escola, pode ser um alerta de exagero do uso da tecnologia.

“Acho que a natural é ela se relacionar. O norteador para nós é a escola. Então, o trabalho da criança é estudar, se ela começa a ter um desempenho que não é positivo, não se relaciona com os colegas, não faz os trabalhos, não vai bem nas provas, é um norteador para nós. O trabalho para o adulto é a mesma coisa da escola para a criança”, comparou.

Domínio

Além disso, Rosemeire Meza dos Santos ressaltou outro ponto importante nessa relação da tecnologia com a maternidade e a geração Alpha. Nesse sentido, a psicóloga defende que é importante que você domine a ferramenta, não o contrário.

“O que libera a dopamina, serotonina, os neurotransmissores do prazer? O eletrônico é muito impulso de uma vez só, é como comer o doce, é de uma vez. Então, você já é inundado por isso. Agora, você vai fazer atividade física, você vai ter que sair de casa, não sai animado, começa a fazer e até ativar existe um processo. Quando você está do meio para o fim, você está animado, inundado com os hormônios do prazer”, explicou.

“Diferente do não fazer nada, comer o doce, jogar, você já tem as recompensas rapidamente, tem toda aquela tela bonita. Então, é um movimento que eu preciso fazer consciente. Preciso dominar o eletrônico e não ele me dominar”, finalizou.

*Esse conteúdo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 03 e 04 – Saúde e Bem Estar e Educação de Qualidade

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