“Cerrado: embalo remanescente do ser divino” é o título da redação da estudante Sabrynna Mell Morais de Oliveira. Sabrynna tem 17 anos e cursa a terceira série do Ensino Médio no Colégio Estadual Itagiba Laureano Dorneles, em Aparecida de Goiânia. A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) anunciou recentemente que a estudante ficou em primeiro lugar no Concurso de Redação Cerrado e deu a ela o Título de Embaixadora do Cerrado.
O Concurso de Redação Cerrado é promovido pelo Projeto Seduc Cerrado em todas as escolas estaduais. Isso significa que Sabrynna ficou em primeiro lugar entre todas as instituições da rede pública de Goiás. Ela diz que a informação a deixou em choque, mas logo depois ficou muito feliz.
“Primeiramente me senti muito chocada e também muito feliz porque eu já havia participado de uma outra edição do concurso, só que eu não ganhei nada. Então, quando eu descobri que eu tinha ficado em primeiro lugar entre todas as escolas, eu fiquei muito feliz e muito empolgada de saber que o meu texto havia sido lido”, contou.
Educação e Cerrado
O Cerrado ocupa cerca de 25% do território nacional e se estende por 12 estados e tem encraves em três estados do bioma Amazônia. O bioma tem um dia, pois o Dia Nacional do Cerrado é celebrado em 11 de setembro. Sua riqueza e biodiversidade inclui mais de dez mil espécies de plantas e animais. Além disso, o bioma é o berço das águas brasileiras, com nascentes de importantes bacias hidrográficas do Brasil.
O bioma predomina na maior parte do território do estado e, por isso, a Seduc une educação e proteção do Cerrado no concurso de redação. Sabrynna soube do concurso pelo diretor da escola e seu orientador, Wendel de Magalhães, que a incentivou a participar pela terceira vez do concurso de redação. “Ele me deu o tema da redação, eu levei para casa e escrevi o que eu tinha pensado a respeito ali”, disse.
O texto “Cerrado: embalo remanescente do ser divino” está publicado no e-book do Festival de Produção Textual, mas Sabrynna é destaque em outra edição da publicação. Então, Sabrynna diz que escolheu uma escrita poética para dizer como a natureza é importante e deve ser valorizada. “É sobre a maneira como a natureza nos cerca e como tudo é bonito e merece ser valorizado, mas acaba não sendo. Essa é minha principal inspiração na redação: alertar, conscientizar e também valorizar as riquezas do nosso bioma”, contou.
Embaixadora do Cerrado
Com o primeiro lugar no Estado veio também o Título de Embaixadora do Cerrado. “Eu me senti muito gratificada em receber o título, muito grata”, celebrou. “Eu espero fazer coisas importantes para conscientizar as pessoas e escrever uma mensagem para elas”, acrescentou.
O desejo de Sabrynna une duas coisas que ela ama: escrever e conscientizar as pessoas. A adolescente gosta de escrever há muito tempo e já se destacava em redação no Ensino Fundamental. “Redação sempre foi a minha parte favorita nas aulas de português, na verdade, qualquer tipo de escrita. Desde muito novinha eu sempre gostei de escrever sobre tudo, eu acho muito interessante. É a matéria que eu mais gosto na escola”.
Conscientização
Como Embaixadora do Cerrado, Sabrynna irá contribuir com a Seduc em ações de preservação e conservação do bioma Cerrado e em atividades de educação ambiental para sustentabilidade. Sabrynna adora redação e acredita que juntar texto e meio ambiente é muito importante para conscientizar os estudantes da rede pública de Goiás sobre sustentabilidade.
“O concurso é muito importante para trazer a conscientização para as pessoas porque querendo ou não as pessoas que são jovens hoje vão trabalhar e fazer o mundo girar no futuro. Então, trazer este tipo de visão e essa consciência é muito importante. A gente vê como as pessoas se importam com a valorização do nosso bioma e como elas querem agir no futuro para preservar e conservar o Cerrado”, ressaltou.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria,o ODS 04 – Educação de qualidade.
Leia mais: