O estudo conduzido na Faculdade de Educação Física e Dança (Fefd) da Universidade Federal de Goiás (UFG) revela que muitos atletas, particularmente triatletas amadores do sexo masculino, estão optando por suplementos alimentares sem consulta profissional. Segundo a pesquisa, aproximadamente 90% desses atletas incorporam algum tipo de suplemento em sua alimentação, contudo, cerca de 25% deles admitiram não buscar orientação nutricional adequada.

Essa falta de supervisão profissional levanta sérias preocupações quanto à segurança e eficácia dos suplementos consumidos. Os resultados, publicados na renomada revista científica BMC Research Notes, destacam a importância de uma intervenção mais cuidadosa por parte dos profissionais de saúde, especialmente nutricionistas.

Vinnycius Nunes de Oliveira, autor principal do estudo realizado durante sua graduação em Educação Física na UFG sob a orientação do professor Claudio Lira, reforça a necessidade de uma abordagem mais informada para garantir a segurança e eficácia dos suplementos alimentares no contexto esportivo, destacando ainda a importância da educação e orientação adequada para os atletas.

Triatlo

O triatlo, esporte de longa duração que combina natação, ciclismo e corrida, demanda um alto nível de condicionamento físico, especialmente aeróbio. No entanto, além do preparo físico, aspectos como a nutrição desempenham um papel fundamental para o sucesso dos atletas nesse esporte.

Claudio destaca a importância da pesquisa diante do uso indiscriminado e muitas vezes não orientado de suplementos alimentares por parte dos praticantes de atividades físicas. Ele ressalta também a importância do Programa de Iniciação à Pesquisa como uma ferramenta essencial para a formação acadêmica dos estudantes.

Também assinam o artigo pesquisadores das Universidades Federais de São Paulo (Unifesp) e do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade de Zurique, na Suíça.

*Com informações do Jornal da UFG

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 03 – Saúde e Bem-Estar

Leia também: