Uma exposição fotogrática de Goiânia como você nunca viu. A ExpoDeriva, com mais de 300 imagens da capital goiana, acontece até o próximo dia 26 de agosto (sábado) na Vila Cultural Cora Coralina, no Setor Central.

A ExpoDeriva celebra os 10 anos da Deriva do Bem, um projeto de extensão da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG). A exposição retrata a experiência de quem caminha pela capital goiana, refletindo sobre a riqueza e diversidade dos lugares na cidade.

“Procuramos retratar aqui um pouco dessa diversidade de olhares que promove e fomenta a memória a partir da própria reflexão pessoal de cada um desses participantes dessas edições”, explica o idealizador do projeto e professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG, Bráulio Vinícius Ferreira.

Professor Bráulio Vinícius Ferreira, da Faculdade de Artes Visuais da UFG (Foto: Sagres TV)

A coleção de fotografias e relatos oferece um retrato marcante das vivências e interações com o ambiente urbano. Além disso, a exposição presta uma homenagem ao professor Lucas Felício, arquiteto e urbanista, que foi um participante especial da “Deriva do Bem“. 

Fotodrops

As mais de 300 imagens estão dispostas em um formato exclusivo para o evento, chamado fotodrops. Trata-se de um suporte de fotografias em MDF, de tamanho diminuto, que permite uma apreciação minuciosa das fotografias expostas. A variedade de perspectivas tem o objetivo de refletir a riqueza das experiências compartilhadas durante as caminhadas e conversas sobre a cidade, realçando a importância do encontro e da memória.

Foto: Sagres TV

“A gente só dá valor àquilo que a gente conhece, e nós utilizamos da fotografia para fazer o registro desse conhecimento. Muitos edifícios, monumentos ou muitos detalhes e sutilezas urbanas são percebidos pelos nossos derivantes quando estão nessa caminhada, pois no dia a dia, dentro do carro ou no ônibus, ou seja, na agenda da rotina diária, as pessoas não têm o tempo do olhar, da observação. Essa memória que a gente traz da observação é uma memória do nosso próprio patrimônio”, conclui o professor.

ExpoDeriva

Vila Cultural Cora Coralina – Sala Sebastião Barbosa

Endereço: Rua 23 com Rua 03, Setor Central, atrás do Teatro Goiânia.

Patrocínio:

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás – CAU/GO

Apoio Institucional:

Faculdade de Artes Visuais – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – Universidade Federal de Goiás

Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, Vila Cultural Cora Coralina

Apoio

TÔ Bar e RGB Estúdio

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 10 e 11 – Redução das desigualdades e Cidades e comunidades sustentáveis, respectivamente.

Leia mais

Inspirado na Disney, Mutirama é lazer para todas as idades

Revista científica da Escola de Agronomia da UFG recebe reconhecimento internacional

Rodoviária dá grandiosidade ao sistema goiano de transporte