A conversa integrou a cerimônia de abertura do V Encontro Goiano de Psicologia Escolar e Educacional promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Nesse sentido, o impacto da presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social em escolas públicas foi o tema central do primeiro dia do evento.
Em 2019, a Lei N°13.935 tratou sobre o assunto ao dispor sobre a prestação de serviços das duas áreas de atuação nas redes públicas da Educação Básica.
Cenário
De acordo com estudo publicado em 2023 na revista Jama Pediatrics, os sintomas de depressão em jovens de até 19 anos cresceram 26% em comparação ao período pré-pandêmico.
Sobre o mesmo assunto, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), conduziram pesquisas que avaliaram a saúde mental de 7 mil crianças e adolescentes.
Como resultado, o estudo demonstra que uma em cada quatro entrevistados apresentou ansiedade e depressão durante a pandemia em níveis clínicos. Ou seja, com necessidade de intervenção de especialistas.
Evento
A mesa de abertura da semana organizada pela Faculdade de Educação contou com a presença de pesquisadores de outras instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, os convidados acrescentaram considerações acerca da Psicologia Escolar.
“A lei foi produto de uma organização político-acadêmica, que envolve muitas gerações”, constatou a professora do Departamento de Psicologia da Aprendizagem da Universidade de São Paulo (USP), Marilene Proença.
Para ela, é possível destacar quatro dimensões relacionadas à formação dos profissionais que estarão presentes nas escolas:
- Ético-político
- Teórico-Metodológico
- Social
- Desenvolvimento humano
Observação
“Devemos estar sempre atentos ao que cada um desses pilares traz para conseguirmos atuar com mais eficácia”, avalia Proença.
Segundo ela, os avanços também demandam uma aproximação dos profissionais de Psicologia dos poderes legislativo, executivo e dos movimentos sociais.
Nesse mesmo sentido, o professor do programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), Fauston Negreiros, aponta para significado das políticas públicas.
“Nos atentar para essa parte burocrática das políticas públicas se torna uma vantagem nas lutas pelos nossos direitos”, pontuou.
*Com informações do Jornal UFG
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e ODS 04 – Educação de Qualidade