Sagres em OFF
Rubens Salomão

Fachin julgará ação contra convenção que abriu portas do Patriota à família Bolsonaro

Parte da cúpula do Patriota acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra ações do presidente do partido, Adilson Barroso, por acusação de irregularidades na convenção nacional, ocorrida nesta segunda-feira (31) e que anunciou a filiação do senador Flávio Bolsonaro à sigla. A ação é assinada pelo vice-presidente, Ovasco Resende, o secretário-geral e comandante da sigla em Goiás, Jorcelino Braga, e outros seis integrantes do partido.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Todos acusam o presidente do Patriota de convocar convenção sem divulgação prévia, ‘às escondidas’ e de alterar a composição do colégio eleitoral no sistema do TSE para garantir maioria na votação que alterou o estatuto e favoreceu a entrada dos Bolsonaro, tudo isso sem comunicar os correligionários. Em vídeo da convenção, Adílson Barroso não dá ouvidos ao contraditório e realiza votações simbólicas para garantir o controle do partido ao presidente Jair Bolsonaro.

A ação foi distribuída à relatoria do ministro Edson Fachin e acusa Adilson Barroso Oliveira de “praticar atos individuais e abruptos na gestão de um partido de caráter nacional”. “Pretendendo alterar o colégio eleitoral da convenção nacional, suprimindo votos desinteressantes e inserindo votos a seu favor, o Presidente Nacional Adilson Barroso Oliveira também suprimiu as Direções Estaduais que pugnavam pela tomada desta decisão de modo democrático e com ampla publicidade nas fileiras partidárias”, prosseguem.

Foto: Votação simbólica que aprovou filiação do presidente Jair Bolsoanro ao Patriota. (Crédito: Reprodução)

Ao mérito

Os integrantes da cúpula derrotados na convenção afirmam na ação que não são contrários à filiação do grupo político do presidente Bolsonaro, mas sustentam que a decisão sobre sua entrada no partido deveria ter sido tomada de modo democrático.

Foto: Presidente do Patriota em filiação do senador Flávio Bolsonaro ao partido. (Crédito: Divulgação)

Negativa

Eles dizem que a Comissão Executiva e o Conselho Político Nacional do partido chegaram a convocar o presidente da sigla para firmar uma diretriz nacional sobre o tema, mas enfrentaram resistência. O pedido da ação é para suspender os atos do presidente do Patriota.

Aproximação

O governador Ronaldo Caiado (DEM) incluiu ontem na agenda visita ao escritório político de Iris Rezende (MDB), no Setor Oeste, em Goiânia. Voltaram a ter conversa reservada, mas a pauta inclui, efetivamente, articulação de Iris para aproximação entre Caiado e o presidente regional do MDB, Daniel Vilela.

Desencontro

Havia a previsão de que Iris mediasse, ontem mesmo, a conversa entre os dois. No entanto, Daniel tinha viagem agendada a São Paulo e não compareceu, ainda. É que o próprio ex-deputado federal admite manter diálogo com o governador e que a conversa entre os três deverá ocorrer “mais para frente”.

Novo comando

Reunião do Conselho de Administração da Celg Participações definiu que José Fernando Navarrete passa a acumular a presidência da Celg Par e da Celg GT, com a saída de Lener Jayme. Navarrete foi auxiliar do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) em vários cargos, como na Celg D e Secretaria de Fazenda.

Contrato

A prefeitura de Goiânia adiou processo que ocorreria na sexta-feira (28) e começou ontem a receber propostas para novo contrato de serviços laboratoriais e análises clínicas. O pregão eletrônico recebe propostas até o dia 15 de junho e escolherá empresa para realizar exames RT PCR e testes rápidos de covid-19.

Encontro

O deputado federal e líder do PSL na Câmara, Major Vitor Hugo, promove hoje e amanhã, nesta que é a Semana do Meio Ambiente, o Simpósio “Desafios ao equilíbrio entre a preservação ambiental e desenvolvimento econômico: os casos do agronegócio, do saneamento e da mineração”, que será realizado no Centro Cultural Oscar Niemayer, em Goiânia, com a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Setor produtivo

O evento é resultado de parceria do parlamentar com o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio). Tem ainda apoio da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás (ADIAL), do Sicoob-Goiás, ACIEG e Codese.

Presença

Foram convidados o governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Haverá ainda participação da presidente da Comissão do Meio Ambiente na Câmara Federal, Carla Zambelli (PSL/SP), além da deputada federal e presidente da Comissão de Agricultura, Aline Sleutjes (PSL/PR). Os ministros das Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho vão participar do evento por vídeo.

Mais lidas:

Leia também: