Pequeno produtor vende suas hortaliças por WhatsApp e faz delivery (Foto: Emater Uruana)

Os pequenos produtores de frutas, verduras e folhagens do município de Uruana se reinventaram e estão atendendo em formato de delivery. Isso porque o Decreto nº 9.633, assinado no último dia 13 de março, suspendeu atividades comerciais, inclusive feiras livres, onde esses profissionais atendiam principalmente. A iniciativa foi da unidade local da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

A tecnologia tem ajudado esses trabalhadores a não perderem seus plantios. Com a ajuda da tecnologia, o cliente entra em contato com o fornecedor via WhatsApp, faz o pedido e recebe a mercadoria em casa. Entre os produtos oferecidos estão hortaliças, queijos, café, carnes, leite, bolos, pamonhas, frutas e conservas.

De acordo com a Emater, 27 feirantes aderiram a iniciativa. Ainda segundo o órgão, os agricultores que têm residência fora do perímetro urbano do município realizam as entregas nos dias em que a feira acontecia originalmente, terças e quintas-feiras. Já aqueles que moram na cidade fazem o delivery em qualquer dia da semana, conforme a demanda dos consumidores.

A engenheira agrônoma da Agência Estadual, Ana Rita Winder, garante que todas as orientações de segurança emitidas pelo Governo de Goiás estão sendo seguidas pelos feirantes.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença