O governador Marconi Perillo (PSDB) se reuniu na tarde desta quarta-feira (31) em Anápolis com o diretor-presidente da Valec, Mário Mondolfo.

O motivo do encontro foi a Ferrovia Norte-Sul, no qual discutiu-se uma modelagem para integrar a plataforma logística do município ao pátio de cargas da estrada de ferro. De acordo com Marconi, acompanhado do secretário estadual de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, que a integração agregará valor ao aeroporto de cargas.

O presidente da Valec afirmou que a empresa, desde a concepção da ferrovia, já previa a integração com plataformas multimodais, como é o caso da Norte Sul. Para Mondolfo, “Anápolis passará a ser o principal centro logístico do País”.

Marconi solicitou ao presidente providências na solução de problemas com as intersecções da estrada de ferro em seu trecho Sul. A respeito desta questão, Mondolfo destacou que problemas conjunturais causaram o atraso da obra na região.

O polo Norte da ferrovia deverá armazenar soja, milho e açúcar, entre outros produtos, aproximando assim o mercado goiano com os portos de Santos-SP, Itaqui-MA e Ilhéus-BA. De acordo com Mondolfo, a empresa desenvolve um projeto executivo para a construção de um novo Porto em São Simão, para escoamento de soja, farelo de soja e biocombustível.