Que tal conhecer mais sobre o estilo arquitetônico que permeou a construção de Goiânia? Até dia 26 de maio (sábado), a capital recebe o  Goiânia Art Déco  Festival . O evento promove uma série de atividades para destrinchar e exaltar o patrimônio distribuído pelas ruas da cidade em monumentos e construções.

A programação do Festival terá exposições de arte, feira de antiguidades, design e moda.  Também ocorrerão passeios guiados, palestras, mostra documental, debates, oficinas e apresentações musicais.  Ao longo do evento, serão contempladas as 22 edificações em Art Decó tombadas em Goiânia (como o Teatro Goiânia, o Relógio da Avenida Goiás, a mureta e o trampolim do Parque Lago das Rosas) e o traçado urbano.

Como tantas atividades, todas elas gratuitas, o Festival de Art Déco ocorrerá em três locais. A Vila Cultural Cora Coralina, o Instituto Lato Sensu e o Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, no Centro, são ocupados pelo evento. O IFG, aliás, tem edifícios tombados e é um dos palcos do batismo cultural da cidade.  

Os organizadores exaltam a magnitude do que está sendo feito na cidade. Este é apontado por eles como o mais importante evento de discussão sobre Art Déco na América Latina. A amplitude das discussões pretende conectar as pessoas com a importância histórica da arquitetura e o quanto ela faz parte da identidade da cidade.

Assim, um dos idealizadores do evento, Gutto Lemos, que é artista plástico e guia turístico, aponta que o Festival buscará efeitos práticos. Por exemplo, conscientizando comerciantes de que o patrimônio hoje está escondido pelos letreiros de lojas. Ele aponta que a mudança das fachadas atuais para as originais ajudaria a impulsionar o turismo.  

Entre os destaques do Festival está o debate “Art Déco Internacional: influência europeia nas Américas” com Andrey Schlee e Ana Maria Diniz, arquiteta argentina Adriana Elvira Piastrellini. A atividade ocorrerá na Vila Cultural Cora Coralina neste domingo (20/5), a partir das 10h.

Confira a programação completa aqui!