Na terceira posição do Grupo B, com 11 pontos em oito jogos, o Goiás ainda não assegurou a sua vaga para a fase final do Campeonato Goiano desta temporada. A quatro de distância de Jaraguá e Iporá, que brigam contra o rebaixamento e ainda têm chance de classificação, o time esmeraldino também está de olho no Goianésia, atual vice-campeão goiano, quarto colocado na chave e com um ponto a menos que a equipe da capital.

Na tarde deste domingo (18), às 16h, no estádio Valdeir José de Oliveira, Goianésia e Goiás colocam em xeque a terceira vaga no grupo. Um empate pode ser o bastante para ambos encaminharem as suas vagas, que, por outro lado, tentam evitar o quarto lugar. Com o Atlético Goianiense assegurado na liderança do Grupo A, quem se classificar na última posição do Grupo B enfrenta o atual bicampeão goiano nas quartas de final.

Opiniões de José Carlos Lopes, Cleber Ferreira e Evandro Gomes
Confira também
Goiás

Sem vencer há três jogos, o Goiás vive a sua pior campanha no Campeonato Goiano em duas décadas. Em 2001, ano em que foi derrotado na final pelo Vila Nova, o time esmeraldino teve um início ruim na primeira fase, com 10 pontos somados em oito jogos, fora da zona de classificação. Já em 2021, a equipe tem apenas um ponto a mais, terceiro colocado no seu grupo e o quinto na tabela geral do torneio.

Para esta tarde, o zagueiro David Duarte está indisponível após ter sido expulso no empate em 1 a 1 com a Aparecidense. Por outro lado, Glauber Ramos, auxiliar da comissão técnica permanente e que está à frente do time de forma interina enquanto um novo treinador não é contratado para o Campeonato Brasileiro, conta com os retornos dos volantes Madison, que cumpriu suspensão no último jogo, e Breno, recuperado de dores musculares.

Segundo informações do repórter André Rodrigues, existe a expectativa de Breno ser titular já contra o Goianésia, apesar da falta de ritmo de jogo, longe dos gramados há um mês e com apenas duas partidas disputadas na temporada. Já na defesa, Heron, que atuou como lateral-esquerdo na última quarta-feira (14), deve compor a dupla de zaga ao lado de Iago Mendonça, com Jefferson na esquerda e Fábio Sanches mais uma vez entre os reservas.

Goianésia

Derrotado no confronto do primeiro turno, quando perdeu por 1 a 0 em Goiânia, o Goianésia vive um bom momento sob o comando de Ariel Mamede, que substituiu Luan Carlos depois da eliminação da equipe na Copa do Brasil. Depois da estreia com derrota para o Vila Nova, emendou duas vitórias seguidas, sobre Vila Nova e Jaraguá, e vem de empate em 2 a 2 com o Iporá, quando saiu atrás do placar e conseguiu igualar o marcador no final do jogo.

Em entrevista à Sagres, o treinador do ‘Azulão do Vale’ admitiu que o jogo deste domingo “é um confronto muito difícil, ainda mais com o Goiás nessa situação diferente no Campeonato Goiano. Para nós, um confronto direto pela terceira vaga e, quem sabe, uma classificação antecipada”. Por outro lado, “hoje, nossas maiores dificuldades são em relação às lesões. Perdemos jogadores importantíssimos também por suspensão”.

Um desfalque importante é o volante Iran, capitão do time e um dos mais experientes do grupo, ausente nas últimas semanas. Nesta tarde, Ariel Mamede também não conta com o volante Fábio Leite e o meia-atacante Andrezinho, suspensos por acúmulo de cartões amarelos. A ausência da dupla, inclusive, deixa duas lacunas significativas no sistema do Goianésia, que atua em um 3-4-3. O lateral-esquerdo Elves, expulso no último jogo, também está fora.

Artilheiro do Goianésia projeta jogo duro contra um “Goiás que segue grande”
Campeonato Goiano – primeira fase (9ª rodada)

17 de abril de 2021 (sábado)
Atlético 3-1 Crac – 18h30 – Antônio Accioly, Goiânia (GO)

18 de abril de 2021 (domingo)
Grêmio Anápolis x Jataiense – 16h – Jonas Duarte, Anápolis (GO)
Itumbiara x Anápolis – 16h – Juscelino Kubitschek, Itumbiara (GO)
Vila Nova x Aparecidense – 16h – Onésio Brasileiro Alvarenga, Goiânia (GO)

19 de abril de 2021 (segunda-feira)
Iporá x Jaraguá – 15h30 – Ferreirão, Iporá (GO)

Ficha técnica: Goianésia x Goiás

Data e horário: 18 de abril de 2021 (domingo), às 16h
Local: estádio Valdeir José de Oliveira, em Goianésia (GO)

Arbitragem

Árbitro: Eduardo Tomaz
Assistentes: Tiago Gomes e Alexandre Amaral
Quarto árbitro: Gabriel Queiroz

Prováveis escalações

Goianésia: Artur; Caio Acaraú, Márcio Luiz e Anderson Sobral; Bruno Leite, Bosco, Dudu (Renan Silva) e Léo Carvalho; Ygor (Nael), Édipo e Du Gaia. Treinador: Ariel Mamede

Goiás: Tadeu; Ivan, Iago Mendonça, Heron e Jefferson; Breno (Índio), Nathan, Madison e Miguel Figueira; Vinícius Lopes e Vinícius Popó (Sandrinho). Treinador: Glauber Ramos