O Secretário Estadual de Saúde Leonardo Vilela destaca que os números da proliferação das doenças como a dengue, chikungunya e o zica vírus, causadas pelo mosquito Aedes aegypt, diminuiu após força tarefa Goiás contra o Aedes do Governo de Goiás iniciada em dezembro de 2015.

No primeiro semestre de 2015, Goiás contabilizava 88.780 casos de dengue, neste ano o número baixou para 52.760. Em junho os números caíram para 150 casos notificados, segundo o secretário.

A força-tarefa é um trabalho de união das diferentes secretarias do estado com o Corpo de Bombeiros de Goiás, que contribuiu com a criação do sistema de georreferenciamento no qual permitiu à Secretaria Estadual de Saúde mapear cada um dos imóveis á serem visitados. O governo de Goiás também contou com a fiscalização e conscientização dos moradores para o sucesso deste trabalho.

A cidade Nova América, localizada a 212 quilômetros da capital, era uma região preocupante com um alto índice de manifestação pelo mosquito. Não foram registrados casos de dengue nos últimas pesquisas na cidade. No total 30 munícipios goianos atingiram índice zero de infestação pelo mosquito e receberam juntos R$ 319 mil como bonificação pelo excelente desempenho na campanha.