Foto: Divulgação

As geotecnologias são um conjunto de tecnologias utilizadas para realizar a coleta, o processamento, análise e disponibilização de informações com referência geográfica de uma determinada localidade. O termo é utilizado para designar todas as etapas que envolvem o uso e a análise espacial de dados geográficos, assim como o compartilhamento dessas informações. Essas tecnologias, que envolvem hardware, software e peopleware, podem auxiliar um engenheiro cartográfico, por exemplo, na tomada de decisões mais assertivas.

De acordo com o professor e especialista em Tecnologia e Geoprocessamento, Wellington Nunes de Oliveira, em entrevista à Sagres 730 no programa Tom Maior desta terça-feira (8), 100% do território nacional é monitorado com estas ferramentas.

Ouça a entrevista na íntegra

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/441267366&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>

{/source}

Dentre as geotecnologias, estão:

– Topografia e Geodésia

– GNSS – Sistemas Globais de Navegação Satélites

– GIS – Sistemas de Informação Geográfica

– Sensoriamento Remoto por Satélites

– Fotogrametria

Tais geotecnologias podem ser utilizadas em diversão aplicações, dentre elas:

– Cadastro municipal e rural

– Meio ambiente

– Obras de saneamento

– Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica

– Governo e educação

– Agronegócios