Número de casos alerta para a necessidade de continuar eliminando criadouros do mosquito Aedes Aegypti (Foto: Foto: Esalq/USP) 

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já notificou este ano  4.716 casos de dengue. A administração da Capital informou que o trabalho de combate à doença continua sendo realizado nas residências, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. Segundo o órgão, os agentes de combate a endemias estão indo as casas com equipamentos de proteção contra a Covid-19.

O objetivo das visitas são a busca de possíveis criadouros e conscientizar a população. A Prefeitura informou que um bloqueio está sendo feito nos bairros onde casos suspeitos de dengue são registrados. Além dos registros de dengue, a SMS também notificou em Goiânia 14 casos de chikungunya e 9 de zika, doenças que provocadas pela picada do mesmo mosquito, o Aedes Aegypti. 

O gerente de vetores da SMS, Fernando do Nascimento, afirma que o número de casos notificados apresenta uma redução em relação ao mesmo período do ano passado, mas mantém o sinal de alerta. “Tivemos uma redução de 51% de notificações em relação ao mesmo período do ano passado, mesmo assim é preciso ficar em alerta”.

Fernando do Nascimento diz que 504 mil imóveis já foram visitados pelos agentes. “É importante que os moradores os recebam e sigam todas as orientações transmitidas por eles”. O gerente de vetores da SMS ressaltou que as residências onde existam pessoas com algum sintoma de coronavírus não são visitadas.

Quando o assunto são doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti não é preciso aguardar a visita de um agente de endemias, por esse motivo, Fernando do Nascimento pede a colaboração da população com a limpeza de suas casas. “É importante fazer essa vistoria dentro e fora da residência e eliminar os possíveis criadouros do mosquito”.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia