Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), em parceria com o Colégio Arena e a Promillus, lança nesta segunda-feira (11/10) o Movimento Um Novo Ciclo, que busca mobilizar a comunidade, pessoas jurídicas, organizações não governamentais e entidades públicas federais, estaduais e municipais em defesa da dignidade e contra os estigmas sociais da menstruação.

Leia mais: Goiânia recebe iluminação especial para o “Outubro Rosa”

O movimento tem caráter on-line, por meio da promoção de conteúdos informativos e viabilização de parcerias, e off-line, com a organização e viabilização de diversos pontos de coleta para doações de absorventes e coletores.

A iniciativa é fruto da Campanha de Dignidade Menstrual, iniciada no mês de agosto pela secretaria, cuja proposta é combater a pobreza menstrual e construir políticas públicas no que diz respeito à educação, distribuição gratuita, inserção na cesta básica e redução dos impostos sobre absorventes e coletores a nível nacional. Atualmente, no Brasil a tributação desses produtos é bastante elevada, o que influência no seu preço final e consequentemente em seu acesso pela população socialmente vulnerável.

De acordo com a secretária de Direitos Humanos, Drª Cristina, “o Movimento Um Novo Ciclo Começa é um importante para a construção de caminhos e políticas que contemplem todas as pessoas que menstruam. Além disso, refletem uma demanda social que já foi pautada no Conselho Nacional de Direitos Humanos como prioridade no final do ano de 2020”.

Nesse contexto, o movimento visa articular parceiros em nível local, regional e nacional para a arrecadação de itens de higiene menstrual e promoção da temática da dignidade neste cenário. Escolas, supermercados, drogarias, hotéis, restaurantes, entre outras organizações e setores estão convidados a firmar um pacto pela dignidade menstrual.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia