(Foto: Samuel Straioto / Sagres Online)

Patrimônio histórico de Goiânia, a Estação Ferroviária passou anos em situação de abandono e descuido. No primeiro semestre de 2018, foram iniciadas as obras de restauração e nesta sexta-feira (10) o prédio histórico será oficialmente entregue, durante cerimônia na Praça do Trabalhador.

A obra foi realizada com recursos do PAC Cidades Históricas, programa do Governo Federal, e conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de Goiânia. Toda estrutura do prédio foi reformada, como pisos e cobertura, além de nova pintura. Local também recebeu novas instalações e disposição do espaço.

estacao 1(Foto:Samuel Straioto / Sagres Online)

A Estação Ferroviária é um dos mais importantes edifícios representativos do acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco da capital. Três elementos simbólicos da ganharam destaque. A locomotiva, conhecida como Maria Fumaça, toda restaurada, foi realocada na plataforma de embarque para acesso e conhecimento do público. O tradicional relógio da torre está recuperado. Os dois painéis de Frei Confaloni, com os afrescos originais, um marco das artes plásticas em Goiás, foram restaurados.

A obra permitiu a requalificação urbana de uma área ao redor da Estação Ferroviária, na Praça do Trabalhador, que recebeu pavimentação, novo paisagismo, iluminação e mobiliário, criando mais um espaço de convivência para a população. O prédio recebe da Prefeitura de Goiânia uma unidade da Atende Fácil, posto da Guarda Civil, galeria de artes e um Centro de Atendimento ao Turista. Objetivo é transformar o local em um centro de convivência.

Sobre a Estação Ferroviária

Inaugurada em 7 de setembro de 1950, a Estação Ferroviária de Goiânia teve grande importância nos primeiros anos da capital, ela funcionou até a década de 1980, recebendo trens de cargas e passageiros da Estrada de Ferro Goyaz.

{gallery}2019/5_maio/estacao{/gallery}