Pequenas e médias empresas goianas consideradas inovadoras e que estão de olho no mercado internacional têm acesso a um programa inédito de capacitação para exportação. Trata-se do Inova Export, Internacionalização de empreendimentos inovadores, criado pelo Governo de Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

O superintendente de negócios internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Alexandre César, revelou os objetivos do programa. “Em Goiás, nós temos 80% da nossa balança comercial das exportações de commodities, e 20% os outros produtos que chamamos de descomoditizados. Então, unindo inovação, tecnologia e comércio exterior, nós identificaremos em Goiás pequenas e médias empresas, novas cadeias produtivas, que ainda não são commodities, que precisam acessar o mercado internacional”, explicou.

De acordo com os responsáveis pelo programa, o Inova Export visa a elaboração de um modelo de inteligência comercial e incubação de empreendimentos inovadores com potencial exportador. A ideia é gerar novas tecnologias (ou aperfeiçoamento) e transferência do conhecimento para um conjunto de empresas. Esse apoio técnico-científico permitirá adequar os produtos/serviços dessas empresas para atingir o mercado internacional. Neste primeiro momento, o programa pretende impactar ao menos 200 empreendimentos.

Conforme a professora Dra. da UFG, Andrea Lucena, que também é coordenadora do programa, o Inova quer ir além de apenas capacitar as empresas, mas “pegar na mão dos empresários selecionados”. “A gente tem programas que já atendeu mais de 400 empresas aqui do estado de Goiás, municiando de informação, relatório, mas quando chega para resolver um problema tecnológico do produto, havia um recuo nas empresas”, destacou.

Confira a entrevista completa a seguir: