Goiás recebeu mais uma remessa de doses de vacina contra a Covid-19. O carregamento enviado para Goiás pelo Ministério da Saúde (MS) chegou ao Aeroporto Internacional de Goiânia, na madrugada desta sexta-feira (7/5), com 132,8 mil imunizantes. Esta é a 18ª remessa recebida no Estado e tem o lote composto por vacinas da AstraZeneca, do consórcio Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Leia também: Goiânia segue com vacinação para comorbidades, idosos e profissionais de saúde nesta sexta

O governador informou que a destinação da remessa deve ser reservada para atender à recomendação de nota técnica que deve ser emitida pelo MS ainda nesta sexta-feira. Até a definição, o lote recebido será estocado, com previsão de uso para segunda dose. “A princípio, este lote não terá a distribuição imediata. Será estocado aqui até que chegue o momento adequado para que a gente distribua aos municípios”, pontuou Caiado.

O governador ainda comunicou a chegada de 32.200 doses da CoronaVac neste sábado (8/5). Para essa remessa também há previsão inicial de que seja utilizada para a segunda dose. “Nós esperamos um outro calendário, a partir de domingo ou de segunda-feira, para que possamos ampliar e dar continuidade à primeira dose”, avaliou.

O secretário de Estado Saúde, Ismael Alexandrino, afirmou que, com a última remessa recebida, com 211 mil doses, há vacinas para finalizar a vacinação de idosos em municípios que ainda não concluíram o grupo e prosseguir a vacinação das pessoas com comorbidades nos locais em que a campanha encontra-se mais avançada. “Até chegar a próxima remessa para D1 [primeira dose], nós temos as vacinas de comorbidades”, afirmou.

Alexandrino comentou a perspectiva não confirmada de utilização da remessa recebida nesta sexta-feira para a primeira dose. “Calibramos a nossa expectativa e esperamos esse posicionamento oficial do Ministério da Saúde. Se houver alguma reversão de entendimento, conseguimos ampliar ainda mais esse grupo de comorbidades, que é grande, 616 mil pessoas”, comentou.

Campanha
Na fase atual da vacinação, estão priorizadas as pessoas com 18 anos ou mais que se encaixem nos seguintes casos: Síndrome de Down, pacientes renais crônicos em terapia de substituição renal (diálise) e gestantes ou mulheres no pós-parto com comorbidades.

Ainda neste grupo, estão incluídas as pessoas com comorbidades definidas no Plano Nacional de Imunização na faixa etária de 55 a 59 anos, bem como aquelas que se enquadram nas deficiências cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Vacinação
Em todo o Estado de Goiás, até quinta-feira (06/05), foram aplicadas 995.337 doses das vacinas contra o coronavírus de acordo com dados preliminares da Secretaria de Estado da Saúde. Desse grupo, 511.019 já receberam o reforço da segunda dose.

Até agora, o Governo de Goiás recebeu mais de 2 milhões de doses de imunizantes, sendo 1,2 milhão da CoronaVac, 826 mil da AstraZeneca e 17 mil da Pfizer.