Sagres em OFF
Rubens Salomão

Goiás será sede de rodada regional da Estratégia Nacional de Governo Digital

O Estado de Goiás sediará o evento regional do Governo Federal para debater a construção de Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD). Previsto para ocorrer em outubro, o debate reunirá autoridades públicas da Região Centro-Oeste para apresentação de projetos e experiências. O governo estadual deve liderar a organização, com as secretarias de Ciência Tecnologia e Inovação, além da Administração e Secretaria Geral de Governo.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou nesta quarta-feira (02) o início oficial dos trabalhos participativos para a elaboração da Estratégia de Governo Digital. O texto final deverá estar pronto e consolidado em novembro, segundo a titular do MGI, Esther Dweck. Ela destacou que a construção do material será realizada de forma amplamente colaborativa, contando com oficinas de debates em cinco capitais, para colher sugestões de todas as regiões brasileiras.

A ideia é receber contribuições da sociedade civil, academia, organizações internacionais, setor privado e de outras organizações do ecossistema do governo digital. As oficinas regionais começam ainda este mês. A primeira, na Região Sul, ocorrerá em Porto Alegre, em 15 de agosto. Depois, vem a oficina da Região Nordeste, em Fortaleza, em 1º de setembro. O debate da Região Sudeste ocorrerá no Rio de Janeiro, em 21 de setembro. Datas para as oficinas das Regiões Norte e Centro-Oeste ainda terão agendamento.

Governo digital
Foto: Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anuncia Governo Digital. (Crédito: Marcelo Camargo/EBC)

Governo digital

Esther Dweck ressaltou que o trabalho tem como foco, ao final, melhorar o atendimento do setor público, incluindo governos federal, estaduais e municipais. Com a oferta de serviços de qualidade, de forma inclusiva. Essa tarefa envolve modernizar as administrações e gestões de Estados e municípios, para que elas tenham eficiência.

Começou!

O lançamento das atividades ocorreu em evento na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. O evento teve participação de autoridades federais, dos governos estaduais e municipais, além do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Acesso

A ministra considerou que o país tem 150 milhões de brasileiros que acessam a internet, mas que, em geral, usam pacote de dados “fraco”. A condição dificulta acesso a informações, inclusive aquelas relativas ao Governo Digital.

governo digital goiás
Foto: Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. (Crédito: Marcelo Camargo/EBC)

Estratégia

O início dos debates relativos à construção da Estratégia Nacional de Governo Digital é uma ação alinhada às determinações da Lei nº 14.129/2021 e do Decreto nº 11.260/2022. As normativas tratam dos princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública.

Regional

A Estratégia Nacional de Governo Digital, que terá consolidação ainda este ano, vai orientar como cada estado e município deverá elaborar sua própria estratégia. As leis estaduais, no entanto, devem manter alinhamento mínimo ao plano federal.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 09 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.