No lançamento do Programa de Aceleramento das Cidades, o PAC da Mobilidade, a presidente Dilma anunciou R$ 215 milhões para investimentos no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

José Carlos Xavier, presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), relata que foi oficializado por meio de uma portaria da Presidência da República e Ministérios das Cidades, a adotação orçamentária para construção do Veículo Leve sobre Trilhos Norte/Sul e Eixo Anhanguera, esse, a cargo do Governo Estadual.

Segundo ele, com a liberação do Governo Federal, a prefeitura possui condições de iniciar o processo licitatório do VLT Norte/Sul e o Estado para dar continuidade ao projeto na Avenida Anhanguera.

Adotação total é de R$ 430 milhões, mas o Governo Estadual decidiu, com aval da Prefeitura de Goiânia, que metade do recurso será destinado ao Estado, e a outra metade ao BRT Norte/Sul, corredor exclusivo que será construído nos segmentos Norte e Sudoeste da Avenida Goiás, Rua 90 e Rua 84.

Carlos explica a processo para o BRT (Bus Rapit Transit ou Transporte Rápido sobre Rodas) está adiantado, o projeto básico já está pronto para fazer a licitação e depende apenas de tramites burocráticos para finalizar.