Sagres em OFF
Rubens Salomão

Grupo dos 21 indica Sandes Júnior para liderança do governo na Câmara Municipal de Goiânia

Os vereadores que fecharam apoio à chapa encabeçada pelo presidente reeleito na Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), assinaram, ainda na manhã do dia primeiro de janeiro, uma indicação ao prefeito Maguito Vilela (MDB) e o vice Rogério Cruz (Republicanos) para a escolha do líder da prefeitura na Casa.

O nome escolhido pelos vereadores aliados é o do ex-deputado Sandes Júnior (PP) e a expectativa é que outros vereadores devam assinar a manifestação de apoio neste fim de semana, já que alguns dos 14 que apoiaram chapa adversária na eleição à Mesa Diretora deverão formar a base de apoio à nova gestão, como o vereador Dr. Gian (MDB).

Na prática, os parlamentares aliados pretendem evitar os problemas experimentados nos primeiros anos da gestão de Iris Rezende (MDB), quando a relação com o Paço Municipal foi marcada pela distância e tentativa de imposição de matéria, sem articulação que fosse bem aceita na Casa.

O próprio Sandes trata o tema com cautela e espera que o convite seja feito pelo próprio prefeito em exercício, Rogério Cruz. Enquanto isso, os vereadores que já manifestam apoio ao ex-deputado federal trabalham para agendar visita ao Paço Municipal na próxima segunda-feira (04), quando esperam confirmar a indicação do líder.

Foto: Vereador Sandes Júnior (PP) no plenário da Câmara no dia 1º de janeiro. (Crédito: Rubens Salomão/Sagres)

Nome do MDB

Os vereadores rejeitam, ao menos por enquanto, a ideia de que a liderança deva ser ocupada por um parlamentar do MDB e reafirmam a capacidade de articulação de Sandes Júnior para a função. É o que detalha à Coluna o ex-líder da bancada do MDB, na legislatura passada, vereador Clécio Alves. “O grupo de 21 vai sugerir ao prefeito Maguito e, no momento, o vice Rogério, que possa colocar o Sandes na posição de líder do governo”, afirma.

Paz na Casa

O presidente reeleito na Câmara Municipal, Romário Policarpo, confirmou a indicação de Sandes em entrevista exclusiva à coluna. Segundo ele, o exemplo da legislatura passada motiva a antecipação. “Uma coisa que trouxe paz à Câmara foi quando os próprios vereadores o agora ex-vereador Wellington Peixoto como líder. O vereador Sandes é um dos grandes nomes dessa casa e seria um excelente líder”, diz.

Passado opositor

Clécio e Romário afirmam que a presença de Sandes Júnior, na eleição de novembro, em chapa liderada pelo ex-candidato Vanderlan Cardoso (PSD) não seria empecilho para a indicação. “Eleição é passado e as coisas começam a se encaixar”, avalia Policarpo. “Goiânia precisa é de resultados”, argumenta Clécio.

Primeiro ato

Logo depois da oficialização da licença médica do prefeito Maguito Vilela, na última noite, o prefeito em exercício Rogério Cruz assinou a sanção ao projeto de reforma administrativa, que cria duas novas pastas e divide outras duas. A sanção viabiliza o anúncio neste sábado (02) da equipe de governo na prefeitura.

Autoria

Junto com a reforma, ficou mesmo para a nova gestão a assinatura na emenda jabuti da Câmara Municipal que criou 15 novos cargos na Casa, ao custo anual de R$ 1,7 milhão. O ex-prefeito Iris Rezende preferiu não assinar.

Mais lidas:

Leia também: