O seleto grupo Planetary Guardians (Guardiões Planetários) anunciou na sexta-feira (24) a escolha do climatologista Carlos Nobre para integrar as atividades de proteção ambiental e populações vulneráveis. Então, o cientista é o primeiro brasileiro no grupo internacional que reúne autoridades mundiais em estudos sobre as mudanças climáticas.

O grupo Guardiões Planetários idealizado pelo bilionário britânico Richard Branson tem cientistas e ativistas socioambientais de todo o mundo. O anúncio de Carlos Nobre ocorreu na semana passada em São Paulo, com a presença de Richard Branson.

“É muito importante que a comunidade científica global, a população, as sociedades e os governos reconheçam que o Brasil tem avançado na sua ciência ambiental e climática. Imagino que eu fui indicado e aprovado para o Planetary Guardians pelo fato de ter dedicado mais de 40 anos da minha carreira científica à Amazônia”, disse Nobre à Folha.

Guardiões Planetários

Além de Carlos Nobre, Branson também anunciou como novos membros Mary Robinson, ex-presidente da Irlanda e Juan Manuel Santos, ex-presidente da Colômbia. Além do cientista sueco, Johan Röckstrom, da primatologista inglesa, Jane Goodall, e da diplomata Christiana Figueres, ex-secretária-executiva da ONU e uma das lideranças do Acordo de Paris, em 2015.

O grupo entende que crise climática não é só meio ambiente, mas trata-se de saúde, segurança e dignidade humana. Por isso, na ocasião dos anúncios, lembraram que o Brasil tem um papel importante na liderança do G20 em 2024 e na COP 30 em 2025 em Belém (PA).

“No G20, precisamos de decisões que reformem o sistema financeiro internacional. Sabemos que precisamos de um volume de recursos enorme, mas também sabemos que estes recursos devem ser distribuídos de maneira justa. Então, para chegarmos ao consenso, a palavra justiça é essencial”, disse Juan Manuel Santos, ex-presidente da Colômbia.

*Com portal CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 Ação Global Contra as Mudanças Climáticas.

Leia mais sobre Carlos Nobre: