O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG anunciou o retorno das atividades do Dose de Letras, projeto de humanização realizado na unidade de saúde, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (IDTECH). Nesta quarta-feira (20), será realizada uma cerimônia de retomada a partir das 9h da manhã, no Jardim da Solistência do HGG.

A diretora de Serviços Multidisciplinares do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, Rogéria Cassiano, explicou o que é o projeto Dose de Letras, que é realizado pelo hospital desde 2015. 

“Este projeto é como se fosse uma biblioteca itinerante, que a gente roda nas alas de internação, do CTI, disponibilizando livros, revistas, periódicos para os pacientes e acompanhantes”, disse.

O projeto ficou desativado por dois anos por causa da pandemia de coronavírus. De acordo com Rogéria, a pretensão é retornar às atividades a partir do evento que ocorrerá nesta quarta-feira.

“A gente pretende realmente dar uma remodelada neste projeto para que a gente tenha mais adesão ainda, a gente concorre com as mídias, hoje mais do que nunca as pessoas estão ligadas nos canais virtuais, mas enfim, o livro, a gente sabe que ainda tem muito valor”, argumentou.

Rogéria citou um ponto que torna o projeto muito importante para os pacientes e também para os acompanhantes.

“Ele é muito importante porque é coordenado e executado pela terapia ocupacional do hospital e, além de ter esse lado cultural que é muito importante, de incentivo a literatura, tem o lado terapêutico também, porque faz parte de uma das atividades da terapia ocupacional, em que a gente sabe como os pacientes são beneficiados com a leitura”, disse Cassiano.

De acordo com Rogéria Cassiano, os benefícios do projeto são grandes. O hospital possui expectativas na retomada dessas atividades e programou o evento para marcar esse retorno. A Diretora de Serviços Multidisciplinares do HGG comentou o que foi programado para a ocasião.

“Nós temos um evento muito especial com a participação de alguns escritores, que vão inclusive doar os livros autografados, nós vamos comprar com a Academia Goiana de Letras, e a parceria com a Academia Goianiense de Letras também. Nós vamos ter livros autografados por  Eurico Barbosa, Jales Naves, Getúlio Targino Lima e Aidenor Aires”, afirmou.

Rogéria Cassiano disse que será feito um varal com os livros e que os pacientes que tiverem condições vão descer e participar do evento.

Confira a entrevista completa a partir de 01:06:01

Leia mais: