O uso de máscaras em estabelecimentos de ensino médio e superior em Aparecida de Goiânia por alunos e funcionários deixou de ser obrigatório. A medida consta em portaria publicada pela Prefeitura nesta terça-feira (19), disponível no Diário Oficial do Município (DOM).

”Fica dispensado o uso obrigatório de máscara de proteção individual para circulação em espaços fechados públicos e privados acessíveis ao público, estabelecimentos de ensino médio e superior e demais locais fechados de uso coletivo”, diz a portaria.

A medida não se aplica a estabelecimentos de ensino fundamental e infantil até que o município alcance cobertura vacinal de 70% nessa faixa etária contra a Covid-19.

Ainda de acordo com a portaria, fica permitida a circulação de pessoas sem máscaras em espaços fechados públicos e privados, além de não exigir mais a limitação de público em eventos da cidade como sociais, esportivos e corporativos.

Estabelecimentos comerciais de rua, shoppings centers, repartições públicas, indústrias, templos religiosos podem decidir se exigem ou não o uso de máscaras. Em caso positvo, devem fazê-lo previamente.

Ainda de acordo com a portaria, ficam ”mantidas as recomendações de uso de máscaras em indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves de COVID-19 (idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade), bem como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso”.

A portaria mantém ainda a ”obrigatoriedade do uso de máscaras por indivíduos com sintomas da doença, sintomas gripais ou que tiveram contato prévio com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 nas últimas 48 horas, mantendo isolamento ou quarentena conforme orientação do serviço de saúde”.

Confira a seguir