Em meio à segunda onda da Covid-19 e com aumento da ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em todo o Estado, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) ampliou nesta semana o número de leitos de UTI e enfermaria para tratamento de pacientes com a Covid-19. A unidade de saúde que possuía 115 leitos (70 UTI e 45 enfermaria), agora conta agora com 140 leitos (80 UTI e 60 enfermaria) exclusivos para o enfrentamento do novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, o HMAP tornou-se referência no tratamento de pacientes infectados pela Covid-19 e hoje é um dos hospitais modelos em Goiás. A unidade oferece aos seus pacientes com Covid-19 internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) um tratamento compatível com hospitais de grandes centros, como o Hospital Sírio-Libanês (HSL).

A equipe médica das UTIs do hospital realiza diariamente videoconferência com especialistas do HSL para orientações no tratamento dos pacientes. A iniciativa consiste em visitas diárias “beira-leito” à distância. É realizada via chamada de vídeo, em tempo real, de um profissional médico intensivista do Sírio-Libanês para debater e orientar a equipe da unidade no atendimento a esses casos. A parceria com o Sírio-libanês foi firmada no mês de maio de 2020, e a partir de então todos os pacientes das UTIs do HMAP com a Covid-19 recebem o tratamento orientado pela equipe médica do Hospital Sírio-Libanês.

*Com informações da Prefeitura de Aparecida