O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – lançou o edital de inscrições para a primeira formação executiva no Brasil voltada para líderes engajados com a meta do desmatamento zero na Amazônia, em áreas multidisciplinares de atuação, por meio do CACUÍ (Centro de Aprendizagem e Cultura Imaflora). Os módulos do curso serão ministrados por cerca de 30 grandes especialistas do setor público e privado, reconhecidos no Brasil e no mundo por sua atuação direta em programas de combate ao desmatamento.
Intitulada “G DeZ”, a Jornada de Líderes pelo Desmatamento Zero na Amazônia até 2030 acontecerá entre março e outubro de 2024, na modalidade híbrida, para maior acessibilidade e interação. A aula inaugural será realizada por Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), como professora convidada especial.
Os 100 participantes se encontrarão semanalmente em um programa total de 72 horas. A cada duas semanas, haverá também a possibilidade de encontros presenciais, na sede do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), em Piracicaba, interior de São Paulo.
Além da ministra do meio ambiente, o curso reúne nomes como como Suely Araújo, Carlos Nobre, Thelma Krug, João Paulo Capobianco, Joenia Wapichana, Ricardo Abramovay, Tasso Azevedo, Rodrigo Agostinho, Ministro Herman de Vasconcellos e Benjamin, Edel Moraes, Brenda Brito e Fábio José Feldmann. Todos possuem formação acadêmica e experiência prática reconhecida na liderança de agendas e instituições estratégicas para o alcance do Desmatamento Zero.

Metodologia
Além da experiência teórica e acadêmica dos participantes, a jornada terá uma metodologia de aprendizagem prática e colaborativa, baseada em experiências reais e institucionais em cinco eixos temáticos: Contexto, Jurídico & Legal, Governança, Economia Verde e Monitoramento & Avaliação.
Um dos objetivos do curso é também formar a “ReDeZ”, uma rede independente que conectará e alavancará sinergias entre aproximadamente 1000 líderes até 2030, exclusivamente dedicada ao alcance e manutenção da meta de Desmatamento Zero.
Seleção dos candidatos
A prioridade na seleção de candidatos é para aqueles que trabalham na linha de frente de ações de controle de desmatamento e degradação florestal. Dentre os públicos prioritários, estão: lideranças dos poderes executivos e legislativos dos municípios prioritários na Amazônia, dos estados e do Governo Federal; juízes, promotores, assessores jurídicos, advogados; profissionais de empresas comprometidas com a redução do desmatamento e o desenvolvimento sustentável na Amazônia; e representações de coalizões, redes, consórcios, organizações ambientalistas e acadêmicas comprometidas com o desmatamento zero na Amazônia.
Como participar?
Para mais informações, acesse a página do curso. Dúvidas podem ser respondidas pelo e-mail: [email protected].
Para ler o edital de inscrições, acesse este link.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.
*Com informações do Ciclo Vivo
Leia mais