A inflação no país teve alta de quase um por cento no mês de junho, em comparação ao mês anterior chegando a 1,26%. O número é a maior taxa registrada para o mês de junho desde 1995 e o primeiro a ficar acima de um por cento em um mês desde 2016. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, divulgados pelo IBGE, nesta sexta-feira (6).

De acordo com o IBGE, o custo com energia elétrica e a greve dos caminhoneiros, que interferiu diretamente nos preços dos alimentos, foram os responsáveis pelo aumento da inflação no mês de junho.

O preço da energia elétrica praticamente dobrou em junho, em comparação ao mês anterior, devido a mudança de bandeira tarifária que saiu da amarela para vermelha. O valor de 100 kWh consumido teve aumento de cinco reais, alta de quase oito por cento, em comparação com os valores praticados em maio.

A greve dos caminhoneiros interferiu nos preços dos alimentos e bebidas, que tiveram aumento de mais de dois por cento. Os gastos com transporte aumentaram mais de um por cento e meio. Já a habitação teve aumento de quase dois por cento e meio.

De janeiro a junho deste ano, a inflação registrada é de 2,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, a taxa de inflação no país é de 4,39%.