Conheça a história do primeiro influencer indígena do Brasil, o Kauri. Ele tem 28 anos e mora na aldeia Karapijuty, no Amapá. Com mais de 2 milhões de seguidores no Tik Tok e mais de 28 milhões acumulados em curtidas, Kauri mostra muito mais do que dancinhas. Ele compartilha a sua cultura e o cotidiano com a sua família e amigos na tribo indígena.

Com muito senso de humor, o digital influencer responde diversas perguntas inusitadas de seus seguidores a respeito de sua cultura, em busca de romper os preconceitos e conscientizar a população sobre a forma que os indígenas vivem. Além disso, Kauri possui quase 380 mil seguidores no instagram.

Kauri possui mais de 2 milhões no Tik Tok. Foto: Reprodução

Casado com Romana Waiapi e pai de cinco crianças, Kauri é o segundo filho mais velho de 22 irmãos. Sua primeira língua materna é a Waiãpi-Tupi e esta cursando licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal do Amapá. Ele também é comunicador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

Tik Tok

Em entrevista ao portal “Consumidor Moderno”, Kauri compartilhou sua trajetória. A sua conta Daldeia (@daldeia) nasceu durante a pandemia da covid-19, em 2020, após assistir uma propaganda que prometia dinheiro. O influencer gravou seu primeiro vídeo, a festa tradicional do seu povo, o Waiãpi. No dia seguinte, o vídeo se tornou viral e atingiu a marca de 1 milhão de views e mais de 40 mil seguidores.

“Fui olhar os comentários e vi que a galeria não estava entendendo o que estava acontecendo naquele vídeo que postei, além de comentários sem noção, comentários racistas e comentários com curiosidade”, afirma Kauri.

“A partir desses comentários surgiu a ideia de responder os comentários em vídeos e eu resolvi responder em forma de humor. Eu vi que respondendo de forma engraçada a galera gostou e dava muito engajamento. Agora eu só respondo com humor e brincando. Até porque a galera faz pergunta sem noção, então para mim, a melhor forma de responder esse tipo de pergunta é com ironia e humor”, explica Kauri.

Novas oportunidades surgiram após o seu sucesso nas redes sociais, atualmente o “Daldeia” é host do podcast “Papo Isolados“. E qual é o motivo do seu sucesso? Está na naturalidade em mostrar de forma bem-humorada como vivem os indígenas.

“Na verdade, recebi uma proposta de contrato como narrador para o Podcast Papo dos Isolados, mas esse contrato já acabou. Porém, tenho vontade de fazer, quem sabe, um só meu. Esse ano estou focado só nos meus conteúdos, porque meu objetivo é conquistar mais seguidores no TikTok e no Instagram”, afirma Kauri.

Novos caminhos

Segundo o portal “Publicitários Criativos”, a maior agência de marketing de influência e entretenimento da América Latina, a Mynd, fechou o contrato em janeiro deste ano com o influenciador indígena, Kauri. Ele faz parte dos 400 agenciados da empresa, que será responsável pela sua carreira no universo digital.

“Um dos principais pilares que existem na Mynd, desde a sua criação em 2017, é a diversidade. A chegada do Kauri ao nosso casting reforça o nosso compromisso de estar constantemente evoluindo e buscando essa pluralidade. Acreditamos que a mudança precisa vir de dentro para fora das empresas. Para que todos possam se sentir representados nas propagandas. Nós estamos muito felizes e animados para somar ainda mais esforços para a carreira dele, que nos permite tantas possibilidades”, conta Fátima Pissarra, CEO da Mynd.

Leia mais: