De acordo com um estudo do Todos Pela Educação, que interpretou dados do IBGE entre 2012 e 2022, os estudantes pretos e pardos ainda enfrentam um atraso de cerca de uma década em aos brancos no acesso e conclusão do Ensino Médio.

O levantamento considerou adolescentes de 15 a 17 anos que frequentam ou já concluíram essa etapa de ensino. Além disso, jovens de até 19 anos que finalizaram o Ensino Médio.

No último ano, os indicadores para os jovens pretos e pardos atingiram níveis semelhantes aos que os alunos brancos possuíam em 2012. No entanto, o estudo também aponta uma redução da desigualdade entre os grupos nos últimos dez anos no Brasil.

A nota técnica revela ainda que apenas seis em cada dez jovens pretos de 19 anos concluíram o Ensino Médio no país. Embora a taxa de conclusão dobrou nesse grupo nos últimos dez anos, o índice atual ainda é inferior ao dos jovens brancos em 2012.

Diferença

“Apesar dos avanços, a desigualdade étnico-racial ainda permeia todo o nosso sistema educacional no Brasil. Os números revelam o resultado de um ciclo de exclusão de jovens pretos e pardos que, no contexto educacional, também é determinado por décadas de ausência de políticas intencionalmente voltadas à equidade das relações étnico-raciais”, explicou Gabriel Corrêa. Ele é diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação.

“Ao deixar para trás um enorme contingente de estudantes, as políticas educacionais não atingem sua finalidade de promover Educação de qualidade para todos. Os dados demonstram a urgente necessidade de ações voltadas à equidade racial, que somente serão efetivas se houver real comprometimento das lideranças políticas e de gestores públicos”, completa.

Desde 2012, o Brasil registrou avanços significativos no acesso e conclusão do Ensino Médio para todos os alunos. Nesse período, houve um aumento na proporção de estudantes matriculados ou que já haviam concluído seus estudos. Em 2012, esse índice era de 63,5% para alunos de 15 a 17 anos, enquanto em 2022 atingiu 76,7%. Já entre os jovens de 19 anos, o percentual de conclusão do Ensino Médio subiu de 50,4% em 2012 para 67,3% em 2022.

*Esse conteúdo está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 04 e 10 – Educação de Qualidade e Redução das Desigualdades

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