O Campeonato Goiano de 2014 vai acabar de uma forma bastante melancólica para a torcida do Vila Nova. O time joga na última rodada sem qualquer pretensão, já que teve seu rebaixamento para a Divisão de Acesso decretado na última rodada. Lanterna do Goianão, o colorado vai pegar o Grêmio Anápolis, que ainda almeja permanecer na primeira divisão, nesta quarta-feira (18), no estádio Serra Dourada, às 22h, pela décima quinta e última rodada da primeira fase.

Apesar de ainda entrar em campo pelo Goianão, o clima no Vila Nova já é de fim de festa. Visivelmente, as atenções estão muito longe do jogo derradeiro e já se voltam para as várias mudanças que estão ocorrendo no corpo diretivo. Às vésperas do confronto, a dupla que dirige o futebol, Lúcio Antônio e Newton Ferreira, foi deposta e substituída pelos ex-jogadores Roni e Tim. Outra mudança que está na eminência de acontecer é a saída de Joás Abrantes da presidência executiva. O cartola já entregou sua carta-renúncia e espera apenas uma reunião entre o Conselho do clube para confirmar sua saída.

Tudo isso promete refletir diretamente no público do jogo. A torcida, ainda revoltada e triste com o rebaixamento, não deve comparecer ao Serra Dourada e o Vila corre o risco de ter o menor público de sua história, para completar a tragédia que foi esse estadual para o time colorado. A única movimentação que deve ocorrer durante a partida é a reunião das torcidas organizadas do clube, que pretendem usar o momento para intensificar os protestos e voltar a pressionar por mudanças no clube.

Como a partida já não vale nada para o Vila Nova, a intenção do técnico Sidney Moraes era promover a entrada de muitos jovens e usar jogadores que ainda não foram observados pela nova comissão técnica. Porém, diante de toda turbulência vivida um dia antes, o técnico não confirmou a tendência e deve manter o time que atuou contra a Aparecidense, com exceção de Vitor Pio, suspenso. A provável escalação é: Toni; Boiadeiro, Neto Gaúcho, Aílson e Felipe Assis; Osmar, Agenor, Arthur e Bruninho; Soares e Rafael Oliveira.

O momento ruim não alivia nem para os ídolos do clube. Wando, que voltou ao Vila nesta temporada, está sendo muito criticado e não sabe se continua no time. Mesmo assim, o atacante não foge da responsabilidade e pede que os jogadores joguem com o Grêmio Anápolis para honrar a camisa e os torcedores: “Nós podemos estar abatidos e sem ânimo para o jogo, mas é hora de honrar a camisa do Vila e a torcida. Temos que mostrar em campo que estamos sentidos com a queda e que vamos dar ao máximo para reverter isso”, declara.

Enquanto isso, o Grêmio Anápolis segue vivíssimo na luta contra o descenso e entra na rodada final fora da zona de rebaixamento depois de permanecer entre os dois piores durante quase todo o campeonato. O time tem 14 pontos, um a mais que o primeiro rebaixado, o Anápolis, e dependendo do resultado do rival, não precisa nem vencer para se safar na Divisão de Acesso. Porém, caso queria depender apenas de si, uma vitória é essencial e livraria o time independentemente de qualquer outro placar.

O clima de otimismo permeia o ambiente no clube de Anápolis, principalmente pela boa reação do time nas últimas rodadas, quando engatou duas vitórias consecutivas (contra Aparecidense por 2 a 0 e contra a Anapolina por 1 a 0). Nesse clima, o técnico Edson Júnior deve repetir a última escalação que venceu a Anapolina e mandar a campo: Simão, Richardson, Henrique, Wadson, Rodrigo, Amaral, Romário, Christian, Rodrigo Alves, Welthon e João Vitor.

FICHA TÉCNICA 

VILA NOVA X GRÊMIO ANÁPOLIS

 

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Data: 19/03/2014

Horário: 22h

Árbitro: Roberto Giovanny

Assistentes: Igor Monteiro e Maxwell Leandro

  

VILA NOVA: Toni; Boiadeiro, Ailson, Neto Gaúcho e Felipe Assis; Agenor, Osmar, Arthur e Bruninho; Soares e Rafael Oliveira
Técnico: Sidney Moraes

 

GRÊMIO ANÁPOLIS: Simão; Richardson, Henrique, Wadson e Rodrigo; Amaral, Romário, Christian e Rodrigo Alves; Welthon e João Vitor

Técnico: Edson Júnior