Um jovem indiano de apenas 17 anos desenvolveu um equipamento para ajudar sua avó diagnosticada com Alzheimer. No entanto, o dispositivo pode agora mudar a vida de todos os pacientes que têm o transtorno neurodegenerativo. Hemesh Chadalavada gosta de robótica e criou o dispositivo que detecta quedas e identifica pessoas perdidas.

Chamado de monitor Alpha, o dispositivo é leve, pequeno e semelhante a um crachá ou braçadeira. Ele avisa através de alarmes o movimento e o afastamento da pessoa do local onde mora. Desta forma, então, a família consegue monitorar quedas e “sumiços” de pessoas com Alzheimer, que comumente acreditam que não estão em casa e saem do local.

Diferente de dispositivos convencionais, o monitor Alpha não usa wi-fi ou Bluetooth. A tecnologia do dispositivo de Hemesh Chadalavada é a LoRa, pois tem o raio de alcance maior  e detecta pessoas a mais de um quilômetro de distância em cidades e a 5 km em campos.

Monitor Alpha

Hemesh Chadalavada chegou a versão atual do monitor Alpha depois de 20 protótipos. O jovem indiano buscava informações sobre robótica e eletrônica no youtube. Além disso, ele visitou centros que atendem pacientes com Alzheimer.

A ideia de algo parecido com um crachá tem um motivo: nem todas as pessoas gostam de relógios, por exemplo. Então, o dispositivo precisa ser algo pequeno e leve que possa ser fixado em diferentes partes do corpo. Segundo Chadalavada, o monitor Alpha também faz medição de pulso e temperatura e tem lembrete para as medicações. 

Hemesh Chadalavada (Foto: Arquivo Pessoal/Hemesh Chadalavada)

Chadalavada quer investir nos estudos em robótica em uma universidade fora da Índia. Mesmo assim, o dispositivo tecnológico e inovador do jovem já deve chegar ao mercado este ano. A meta dele é que as pessoas comecem a usar o monitor Alpha em setembro.

Hemesh Chadalavada foi premiado com  £ 100 mil no concurso Samsung Solve for Tomorrow em 2022. A premiação apoia e incentiva jovens empreendedores com recurso financeiro e mentoria de engenheiros da Samsung.

*Texto original do portal CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e bem-estar e o ODS 09 – Indústria, inovação e infraestrutura.

Leia mais: