O programa Pauta 1 desta quinta-feira (01) destaca o cenário cultural em Goiás! O setor foi um dos mais atingidos pelos efeitos sociais e econômicos da pandemia de covid-19 e a retomada de atividades é um dos focos desta edição.

A demanda por incentivo se tornou ainda maior, principalmente para produções menores e de grupos periféricos. Isso aumenta a importância de medidas como a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo. O Pauta 1 ainda busca detalhes sobre alguns dos principais eventos culturais do estado, como o Canto da Primavera e o FICA.

Além dos sistemas de fomento e eventos, o programa trata sobre os lugares de cultura mantidos pelo governo estadual. Com destaque para teatros, museus e centros culturais! Para tratar sobre tantos assuntos, os jornalistas Rubens Salomão, Palloma Rabêllo e Rodrigo Fumaça recebem no estúdio a secretária estadual de Cultura, Yara Nunes.

A auxiliar do governador Ronaldo Caiado (UB) admite que a ajuda demorou a chegar durante o período da pandemia e detalha a atual realidade do setor cultural. Ela ainda aponta como tem sido a execução das leis de incentivo em Goiás, com a diferenciação entre as diferentes leis, além do Fundo Estadual de Arte e Cultura (FAC).

A pasta finaliza processo de contratação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para auxiliar na gestão dos recursos da Lei Aldir Blanc. A intenção da terceirização e ampliar a estrutura de pesquisa por projetos para que os recursos sejam também destinados a produções periféricas ou de minorias.

O Pauta 1 ainda detalha o cronograma de eventos no ano, com a Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (entre 29/03 e 07/04); Festival Internacional de Cinema e vídeo Ambiental (FICA), em junho; Canto da Primavera Kids em agosto, com a novidade da inclusão de Jaraguá, além do Canto da Primavera, em setembro. Já para as cavalhadas, há ampliação do circuito e de investimentos para 2024, com R$ 4 milhões em 15 cidades participantes.

Yara Nunes ainda apresenta informações sobre a manutenção dos prédios e locais públicos voltadas à Cultura e garante o início, ainda em 2024, de ampla reforma no Teatro Goiânia, que convive com dificuldades históricas, principalmente na parte de estrutura física e rede elétrica.

A Secult destaca a revitalização do Centro Cultural Martim Cererê, concluída em maio de 2023; e restauração das igrejas Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Goiás, entregue em julho de 2023; Catedral de Santana, na cidade de Goiás, que segue em obra com previsão de entrega no 2º semestre, mesmo prazo para trabalhos de pintura dos prédios da Praça Cívica.

Há ainda a restauração da Igreja São João Batista do Arraial; Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, em Silvânia, além da reforma do Museu Zoroastro Artiaga e antiga PGE, além de projeto para adequar unidades receber todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência. O Pauta 1 vai ao ar nesta quinta-feira (30), às 20h, na Sagres TV e no canal no YouTube.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Confira edições anteriores do Pauta 1