Sagres em OFF
Rubens Salomão

Lincoln Tejota interfere e redireciona partido para base caiadista no segundo turno

Depois de confirmar posição de independência, ao lançar candidato próprio à prefeitura de Goiânia, o partido Cidadania (antigo PPS) agora confirma trajetória de alinhamento à base do governador Ronaldo Caiado (DEM), pelas mão do vice-governador e presidente regional da sigla, Lincoln Tejota.

A campanha do MDB acordou na sexta-feira (20) com a certeza de que o ex-candidato à prefeitura de Goiânia, Virmondes Cruvinel, anunciara apoio a Maguito Vilela. Tinha até agenda marcada para às 10h daquele dia.

No entanto, em questão de horas, o vice-governador entrou no circuito e redirecionou o partido Cidadania e Virmondes Cruvinel para adesão à campanha de Vanderlan Cardoso (PSD). A intervenção se deu com o discurso de busca pela união interna da legenda.

“Agora temos unidade para decidir por uma cidade moderna em um projeto como esse e por isso a gente acredita muito no potencial do nosso candidato Vanderlan Cardoso. Tivemos o apoio fundamental do Virmodes, junto com nosso vereador eleito (Marlon) e acredito que é o momento de trabalhar para fortalecer Goiânia”, diz o vice.

“Vamos caminhar com o governo fortalecendo a base sim do governador e isso só demonstra também uma união dessa base e uma caminhada no mesmo projeto, no mesmo propósito”, afirma Lincoln à Coluna.

Ajuntamento

A intervenção de Lincoln na decisão de apoio de Virmondes e do partido no segundo turno em Goiânia também buscou encaminhar o retorno definitivo do deputado estadual à base aliada ao governo na Assembleia Legislativa. Virmondes se posiciona como independente desde o fim de 2019, quando foi retirado do grupo governista por se posicionar contra alterações para servidores públicos.

Nova luta

Além de Virmondes, articuladores do Palácio das Esmeraldas iniciaram nesta semana contatos com deputados que se desgarraram do rebanho governista na Alego durante o processo eleitoral de 2020. Avaliação é de que os parlamentes, depois das derrotas nas urnas, têm tendência natural de reaproximação. Dos 13 deputados candidatos, apenas Diego Sorgatto (DEM) encontrou vitória em Luziânia.

Posicionamento

Os primeiros programas de Rádio e TV do candidato Vanderlan Cardoso (PSD) já mostram mudança de estratégia, com posição de oposição definida à gestão de Iris Rezende (MDB) em Goiânia. Sem qualquer citação ou crítica direta ao prefeito, a propaganda foca nos problemas da cidade, sem antes fazer elogios, como ocorria nas peças no primei turno.

Exemplos

A abertura do programa já cita série de problemas na Saúde, Educação e outras áreas em que há “pressa” para resolver. Em outro momento, que tenta emocionar o espectador, Vanderlan aparece conversando com uma moradora de periferia, que conta os problemas que vive na rotina de demora no atendimento de saúde.

Outro lado

Já a propaganda do MDB permanece muito semelhante à apresentada no primeiro turno. Mas agora com rápida manifestação de repúdio às declarações de adversários sobre o estado de saúde do candidato Maguito Vilela, que foi questionado por Vanderlan e pelo coordenador do PSD, Simeyzon Silveira, em entrevistas.

Pesquisas

A próxima semana terá publicação de pelo menos cinco pesquisas de intenção de voto em Goiânia. É provável na segunda-feira (23), do instituto Serpes e do instituto Grupom; na terça-feira (24), dos institutos Fortiori e Ibope; e na quinta-feira (26), do instituto Diagnóstico.

Mais lidas:

Leia também: