Por causa da pandemia e do freio na economia desde o mês de março, a Black Friday de 2020 é ainda mais esperada por consumidores e comerciantes. No caso das vendas do setor automotivo, a expectativa não é diferente.

Uma pesquisa feita pelo site Webmotors com 900 usuários do portal e divulgada no início de novembro aponta que 84% consideram comprar um carro novo durante o período de promoções, o que representa 17% a mais que o índice do ano passado.

O gerente de Vendas da Navesa do Setor Aeroporto em Goiânia, João Armando, afirma que a loja prepara condições especiais para este final de semana de Black Friday. “Estamos preparando aqui grandes ofertas, não só na sexta como no sábado também”, relata.

Bônus de até R$ 12 mil na avaliação do veículo usado, super descontos, troco na troca e parcelamento da entrada em até 12 vezes estão entre as ofertas da loja.

Outra vantagem é o sorteio de um dos lançamentos da concessionária, o SUV Ford Territory. De acordo com João Armando, a expectativa é superar as vendas da Black Friday de 2019.

“Estamos com grande expectativa sim, até porque estamos fazendo chamadas, confirmações com nossos clientes”, afirma.

De acordo com a Fenabrave, associação que reúne os concessionários do país, enquanto no ano passado foram vendidas 2.176.032 veículos, 2020 totaliza 1.503.845 emplacamentos, uma redução de 30,9%.

Mesmo assim, o gerente de Vendas da Navesa garante que em Goiás a marca não sofreu impactos com a pandemia, e manteve as vendas sustentadas pelo agronegócio. “Todas as áreas do agronegócio, todas as empresas que prestam serviço, que vendem produtos para o agronegócio, cresceram muito. No nosso segmento, a picape Ranger, muito bem vista e aceita no mercado, é a mais premiada. No segmento de agronegócio, as nossas vendas de Ranger só aumentaram”, aponta.

Pandemia

Um levantamento feito pelo Boa Vista Central de Proteção ao Crédito (SCPC), 66% das empresas dos setores de comércio, indústria e serviços acreditam que as vendas da Black Friday de 2020 superarão as de 2019. Mas como garantir a segurança da saúde dos clientes e funcionários durante a pandemia?

Uma aposta do setor é a higienização de toda a loja, criando um ambiente seguro contra a disseminação do novo coronavírus.

“Veículos higienizados a cada três horas, todos os vendedores e funcionários com máscara, álcool em gel espalhados em todas as partes da loja, dentro dos carros no showroom, em cima das mesas com os vendedores. Se o cliente não tiver máscara, já ganha a máscara na entrada da loja”, conclui.