Acompanhado de sete ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assistiu ao jogo da seleção brasileira no Palácio da Alvorada e lamentou eliminação precoce na Copa do Mundo. Mas quem deu o tom foi o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.“Estamos muito tristes, como todos os brasileiros. O futebol é algo muito importante, mas o mundo não vai acabar, vamos ganhar a próxima”, disse o chanceler, ao deixar o Alvorada após a derrota brasileira.

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, e o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, também assistiram ao jogo no Palácio do Alvorada.

Lula embarca daqui a pouco para uma viagem a seis países da África, que será encerrada justamente na África do Sul, onde irá assistir, como convidado, à final da Copa do Mundo no dia 11. Como o Brasil será o próximo país a sediar a competição, em 2014, o presidente irá participar da cerimônia oficial de encerramento da Copa.

Gilberto Carvalho disse que, agora, o presidente embarcará triste para a África. Segundo o chefe de gabinete, após o jogo, ele e Lula ficaram parados na frente da TV sem acreditar na eliminação do Brasil. O presidente Lula considerou que a atuação de alguns jogadores ficou abaixo do esperado.

EM JOANESBURGO, TORCEDORES CHORAM

Centenas de brasileiros assistiram, apáticos, à eliminação de sua seleção da Copa do Mundo. Eles acompanharam hoje de um telão instalado na Casa Brasil a derrota do Brasil para a Holanda por 2 x 1.

Muitos torcedores não puderam ir até Port Elizabeth, local da partida, por compromissos profissionais ou mesmo pela falta de disponibilidade de voo para a cidade. Mesmo assim, não deixaram de torcer e sofrer com a saída do Brasil da briga pelo seu sexto campeonato mundial de futebol.

Sentados em cadeiras espalhadas em uma sala ampla do espaço montado pelo governo federal na África do Sul, ou mesmo no chão, eles esperaram por uma reação brasileira até o final da partida contra a Holanda. Depois do apito final, porém, não contiveram sua decepção.

“Tristeza”, resumiu o produtor de eventos Eduardo Gontijo Costa, enquanto ainda tentava entender os motivos que levaram à eliminação da equipe brasileira.

Em sua primeira Copa do Mundo, Eduardo já tinha reservado ingresso para a partida final e esperava ver o Brasil conquistar o hexacampeonato. Com a eliminação, o produtor disse que torcerá pela Argentina. “Eles estão merecendo”, afirmou, desolado, ao lado de dois amigos também decepcionados.

“É triste. Não sei nem o que dizer”, afirmou Danilo Abes João, que vive em Pretória e viajou cerca de um hora para assistir ao jogo perto de outros brasileiros, na Casa Brasil.

FONTE: Agência Brasil