Sagres em OFF
Rubens Salomão

Lula retoma promessa feita na eleição para instituição de Autoridade Climática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (10) a criação de uma Autoridade Climática para enfrentar os desafios relacionados ao aquecimento global e eventos extremos. Segundo o petista, a medida faz parte de um esforço para ampliar e acelerar as políticas públicas voltadas ao combate aos riscos climáticos.

“O nosso objetivo é estabelecer as condições para ampliar e acelerar as políticas públicas a partir do Plano Nacional de Enfrentamento aos Riscos Climáticos Extremos. Nosso foco precisa ser a adaptação e preparação para o enfrentamento a esses fenômenos. Para isso, vamos estabelecer uma autoridade climática e um comitê técnico-científico. Para dar suporte e articular a implementação das ações do governo federal”, firmou o presidente durante agenda em Manaus.

O Brasil vive a pior seca em 44 anos, além de estar registrando temperaturas mais altas do que o normal para o período. O cenário tem levado ao alastramento de queimadas em todas as regiões do país, que ameaçam a biodiversidade, enchem o céu de fumaça e, em alguns casos, colocam em risco até a infraestrutura urbana. A nova autoridade terá como missão coordenar e implementar estratégias de adaptação e mitigação de impactos climáticos, além de promover o alinhamento entre as diferentes esferas do governo.

autoridade climática lula
Foto: Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita a Comunidade de Campo Novo. Tefé – AM. (Crédito: Ricardo Stuckert / PR)

Autoridade Climática

A criação da Autoridade Climática foi promessa de campanha do presidente na eleição de 2022, mas não chegou a sair do papel. Um dos entraves, no início do governo, foi sobre a decisão sobre quem comandaria o novo órgão e se ele estaria relacionado ao Ministério do Meio Ambiente, da ministra Marina Silva.

Queimadas

O presidente também tratou das queimadas que assolam o país. O governo e órgãos ambientais têm alertado para a origem criminosa da grande maioria desses incêndios.

Particulares

“São Paulo ontem [segunda-feira] foi eleita a cidade com a pior qualidade do ar do mundo. A gente pensa que pegava fogo só no Pantanal, na Caatinga, na Mata Atlântica, na Amazônia. Não, pegou fogo em 45 cidades, no mesmo dia, em São Paulo. E esse fogo é criminoso. É gente que está tentando colocar fogo para destruir este país. No Pantanal, 85% das propriedades atingidas são privadas. Não são terras públicas”, afirmou o presidente.

Punição

Lula defendeu punição para os responsáveis. “Nós precisamos ter consciência que nós precisamos punir quem faz queimada”, concluiu. Ele ainda alertou para a necessidade de as sociedades se preocuparem cada vez mais em combater o aquecimento global.

Combate

“A questão climática é a demonstração mais viva que nós, seres humanos, que somos tratados como animais racionais no planeta Terra, somos irracionais. Porque nós somos os únicos capazes de destruir o local que a gente mora, a água que a gente bebe. Estragar a comida que a gente come e matar o semelhante sem nenhuma razão”, argumentou Lula.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12  Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13  Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.