O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá levar à 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28) as ações sustentáveis da agropecuária brasileira. Uma delas é o programa de recuperação e conversão de pastagens degradadas. O tema foi debatido nesta quinta-feira (26) em reunião de Lula com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. 

Leia mais: Em alinhamento com setor produtivo, Brasil quer apresentar soluções climáticas na COP 28 

Fávaro atualizou o presidente sobre o posicionamento brasileiro na COP 28, que ocorrerá no fim de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Além disso, abordou o programa brasileiro de produção sustentável, que prevê a recuperação e conversão de 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis. 

Lula e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Carlos Fávaro (Foto: Ricardo Stuckert)


“O Brasil pode crescer e incrementar 40 milhões de hectares com agricultura, pecuária e floresta, mas com respeito ao meio ambiente principalmente, sendo um exemplo para o mundo. Este é um dos exemplos que o presidente Lula vai levar para a COP”, disse Fávaro, ao fim da reunião. 

Segundo o ministro, Lula ficou entusiasmado com a possibilidade de atração de recursos internacionais para o programa de conversão de pastagens. “Ele disse que vai pessoalmente se dedicar a isso para que alavanque o crescimento”, informou o ministro.

*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável

Leia mais

MMA divulga resultado da seleção de painéis para o Pavilhão Brasil na COP28

Efeito estufa: esforços brasileiros para reduzir as emissões são insuficientes

Governo cria comitê para enfrentar desinformação sobre vacinas