Sagres em OFF
Rubens Salomão

Lula defende petróleo na Margem Equatorial: ‘quero que seja explorado, mas temos que pesquisar’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender, nesta quarta-feira (12), a exploração de petróleo na Margem Equatorial do Amapá. O presidente, no entanto, afirmou que, antes, é preciso fazer pesquisa. “Não é que eu vou mandar explorar [o petróleo], eu quero que ele seja explorado”, afirmou. “Agora, antes de explorar, nós temos que pesquisar”, completou Lula à Rádio Diário FM, de Macapá.

Lula lembrou da necessidade de autorização para fazer a pesquisa. Nesse contexto, o presidente afirmou que há a previsão de uma reunião entre a Casa Civil e o Ibama na próxima semana para analisar a viabilidade da Petrobras começar esse trabalho na Margem Equatorial. “Nós temos que ver se tem petróleo, nós temos que ver a quantidade de petróleo, porque muitas vezes você cava um buraco de dois mil metros de profundidade e você não encontra o que imaginava encontrar”, ponderou Lula.

“O que não dá é para a gente ficar nesse ‘lenga-lenga’. O Ibama é um órgão do governo, parecendo que é um órgão contra o governo. […] A Petrobras é uma empresa responsável, tem a maior experiência de exploração em águas profundas, vamos cumprir todos os ritos necessários para que não cause nenhum estrago na natureza”, adicionou. O presidente mencionou também que para a construção da transição é necessário dinheiro. E que, se o governo souber que há uma riqueza para ser explorada, não faria sentido não explorar.

margem equatorial lula
Foto: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista para a Rádio Diário FM, de Macapá, na Granja do Torto, em Brasília – DF. (Crédito: Ricardo Stuckert / PR)

Margem Equatorial

A exploração de petróleo ao norte, na costa brasileira, figura entre os principais planos da Petrobras. No planejamento estratégico, a companhia prevê investimento de US$ 3,1 bilhões para a perfuração de 16 poços na Margem Equatorial até 2028. A área se estende pela costa do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Localização

Um dos focos é na região da Foz do Amazonas, onde a estatal possui projeto para perfuração de poço a cerca de 170 km da costa do Amapá e a 2.880 metros de profundidade. Ambientalistas são contrários à exploração de petróleo na Margem Equatorial, alegando que pode trazer prejuízos à fauna e à flora locais, além de gerar riscos à população.

Pressão

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), defende a exploração de petróleo na região e tratou do assunto em audiência recente com Lula. Após o encontro, o Ibama informou que a solicitação da Petrobras ainda está em análise pela equipe técnica.

Leia mais da Sagres Em OFF

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12  Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13 – Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.