A prefeitura de Luziânia publicou nesta segunda-feira (22/3) um novo decreto que estabelece restrições para o comércio. Apesar do prefeito Diego Sorgatto ter dito na noite de ontem que seguiria o decreto estadual em conjunto com seis cidades do Entorno do DF, Luziânia permite a partir de hoje, a abertura de igrejas e templos religiosos.

De acordo com o decreto, igrejas e templos religiosos podem receber o público presencialmente, mas com a limitação de 30% da capacidade máxima. As missas e o cultos podem acontecer até às 20h.

O comércio de forma geral pode funcionar até às 18h, exclusivamente pela modalidade delivery. O decreto estadual permitia o pegue e leve e o drive thru. Supermercados, padarias poderão funcionar todos os dias, com a permissão de entrada de apenas uma pessoa por família.

A comercialização de bebidas alcoólicas está proibida entre às 18h de sexta-feira até às 5h de segunda-feira. Escolas, feiras e academias devem permanecer fechadas.

O decreto tem validade de 14 dias, contando a partir de hoje. A prefeitura estuda a antecipação dos feriados municipais.

Na noite dessa segunda, todos os 40 leitos de UTI instalados no município estavam ocupados. Os 52 leitos de enfermaria também estavam e lotação máxima.