Sagres em OFF
Rubens Salomão

Magda Mofatto comemora convite oficial para filiação de Bolsonaro e filhos ao PL

A deputada federal Magda Mofatto (PL) publicou e comemorou o convite do presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, para que Jair Bolsonaro (sem partido) e seus filhos se filiem ao partido. Na publicação, feita no Instagram nesta segunda-feira (25), a parlamentar não escondeu a satisfação: “Excelente notícia!”, comentou.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

“No curso desses 36 anos de jornada, nos preparamos para a realização de um projeto partidário arrojado, voltado às eleições de 2022. Por essa razão, estamos reiterando o convite de filiação partidária dirigido ao presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e fiéis seguidores da causa brasileira sob sua liderança”, disse o presidente do PL, no vídeo postado pela deputada. Valdemar ainda reiterou que, para 2022, o plano é desempenhar “um papel de maior protagonismo no contexto da política nacional, organizando chapas robustas para o Senado, assembleias estaduais e Câmara Federal, de Norte à Sul do país”.

Leia mais: MPGO realiza operação para investigar empresa suspeita de fraudar licitações em 148 municípios goianos

O PL também é uma das opções de filiação do pré-candidato ao Governo de Goiás, Gustavo Mendanha, que deixou o MDB depois da composição do partido com o governador Ronaldo Caiado. Mendanha, no entanto, defendeu em última entrevista à Sagres que pretende se posicionar como figura de centro em 2022, para dialogar com a maior quantidade de possíveis aliados.

Foto: Magda e Bolsonaro, durante visita do presidente a Goiás em setembro de 2020. (Crédito: Divulgação)

Memória

Cacique do PL, Valdemar da Costa Neto foi preso em 2012 e condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 7 anos e 10 meses no processo do mensalão, com multa de R$ 1,6 milhão. Em novembro de 2014, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, autorizou o cumprimento do restante da pena em prisão domiciliar.

Toma lá…

O presidente do PL se reuniu com Bolsonaro no dia 13 de outubro e fez o convite para filiação, publicizado ontem no vídeo. Na mesma reunião, eles trataram da indicação do novo presidente do Banco do Nordeste – o último foi demitido após Valdemar criticar o contrato com uma organização não-governamental (ONG) ligada ao PT para gestão do microcrédito.

Foto: Reprodução do vídeo, divulgado pelo PL, com convite para filiação de Jair Bolsonaro. (Crédito: Divulgação)

Tô fora!

Crítico do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), pediu uma espécie de “licença” do partido para não apoiar o capitão na eleição de 2022.

Opções

Bolsonaro também negocia com o PP, presidido pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, mas nesse partido estariam ocorrendo mais dificuldades de composição porque parte dos dirigentes é mais próximo da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e porque algumas vagas na disputa pelo Senado já estão ocupadas.

Retomada

Ofício da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) recomenda ao Governo de Goiás e à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO) a retomada das visitas sociais presenciais nos presídios.

Foto: Entrada do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. (Crédito: Governo de Goiás/Divulgação)

Tendência

Dados da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) mostram que Goiás está entre os estados com maior número proporcional de vacinados na população em privação de liberdade. Mesmo assim, ainda não há previsão para retorno das visitas presenciais em Goiás.

Pedido

A recomendação aponta que o governo deve estabelecer protocolos sanitários e, se necessário, calendário com a retomada gradual, como já ocorre em outros estados. Segundo levantamento do Departamento Penitenciário Nacional, mais de 84% dos Estados retomaram as visitas que estavam suspensas em razão da pandemia.

Foto: Governador do DF, Ibaneis Rocha, defende fim do uso obrigatório de máscara. (Crédito: Divulgação)

Sem máscara

O uso obrigatório de máscara deve ser flexibilizado a partir do próximo mês no Distrito Federal. O governador Ibaneis Rocha (MDB) aponta que a medida é possível por conta da redução nos índices de transmissão da doença. “Sabemos que os índices de transmissão estão diminuindo bastante. Isso nos dá um horizonte no sentido de liberar o uso de máscaras em ambientes abertos”, afirmou.

Ao normal?

Ibaneis alega que a medida de “retornar à normalidade” será pensada com base técnica a partir do momento que o Distrito Federal alcançar a porcentagem de 70% da população vacinada – o que o chefe do Palácio do Buriti espera que ocorra em breve.

Mais lidas:

Leia também: